17 de junho de 2024

Morre doutor Guilherme, médico conhecido por atuar no tratamento da hanseníase no Acre

O médico ficou conhecido por descobrir a cura para doença Jorge Lobo e

O médico William John Woods, conhecido como Dr. Guilherme, morreu aos 86 anos nesta segunda-feira (6). O médico nasceu em Belfast, na Irlanda do Norte e viveu no Acre desde a década de 60 e chegou ao estado como missionário da Igreja Batista.

Dr. Guilherme viu de perto a realidade da população e resolveu se tornar médico para diminuir um pouco os problemas de saúde e o sofrimento do povo que habitava a região. Inicialmente se tornou paramédico, realizando curso voltado para a área de hanseníase, promovido pela Leprosy Research Unit e em 1974 se graduou em medicina pela Universidade Federal do Amazonas.

Transferiu-se em 1979 para o Acre, onde foi gerente do Programa de Dermatologia desde 1981 até o início da década de 2000. Em 1997 recebeu o título de Cavalheiro da Ordem Britânica, concedido pela Rainha da Inglaterra, sobretudo por seu esforço em combater a doença no Brasil.

William John Woods. Foto: Reprodução

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed) anunciou nesta segunda-feira, a morte do médico William John Woods. Entre as décadas de 1970 a 1980, percorreu o estado, desde as cidades, até colônias e seringais, levando medicamentos que tratavam a hanseníase, para moradores de seringais, aldeias indígenas, localidades ribeirinhas e locais de difícil acesso no Acre.

Doença de Jorge Lobo

Dr. Guilherme também era reconhecido por ter descoberto cura para a doença tropical de Jorge Lobo, que é rara e só tem incidência na Amazônia. Entre as condecorações recebidas, Dr. William foi agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico e com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Acre.

Nota de pesar do Sindmed-AC. Foto: Reprodução

Não foram divulgadas informações sobre as causas e o local da morte do médico.

No ‘X’, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do médico que atuou no Acre e Amazonas. O governador do Acre, Gladson Cameli também publicou uma nota de pesar sobre o falecimento de Dr. William John Woods.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost