A campanha de vacinação, que começou no último dia 13 e segue até 15 de dezembro, já está aberta para a população em geral no Acre. Neste sábado (25), será realizado um Dia ‘D’ de vacinação contra influenza pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O Dia ‘D’ acontece na Policlínica Barral y Barral, das 7h às 19h.
No Acre, a campanha de vacinação foi iniciada mais cedo que em outros estados em decorrência do Inverno Amazônico, que é conhecido como o período de maior circulação viral e de transmissão da gripe na Região Norte.
Além da vacina de rotina, como influenza e Covid-19, haverá também consulta médica, consulta de enfermagem, teste rápido de IST’s, teste de Covid-19, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, palestras referentes ao novembro e a diabetes e agendamento de exames laboratoriais para homens.
Gripe
Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga. A gripe é uma infecção viral e também costuma atacar os pulmões, o nariz e a garganta.
SAIBA MAIS: Campanha de vacinação contra gripe pretende vacinar mais de 300 mil acreanos; saiba mais
Apenas dos grupos prioritários, mais de 300 mil pessoas devem ser vacinadas contra gripe no Acre até 15 de dezembro. Essa é a meta da Secretaria de Saúde Estadual (Sesacre). Entre os grupos prioritários para vacinação estão:
- Idosos com 60 anos e mais
- Trabalhadores da saúde
- Crianças de 06 meses a menores de 06 anos de idade
- Gestantes e puérperas
- Povos indígenas
- Professores
- Pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
- População privada de liberdade com mais de 18 anos de idade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas e
- Pessoas em situação de rua.