Procon vai visitar estabelecimentos durante a Black Friday para evitar fraudes e abuso de preços

Em caso de irregularidades, os estabelecimentos terão o  prazo de 10 dias para se regularizarem

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-AC), em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Acre (Ipem-AC), vai fiscalizar 200 estabelecimentos comerciais durante a Operação Black Friday, como iniciou na última quarta-feira (1) e se estende até o dia 24 desse mês.

A operação tem o objetivo de evitar fraudes e abusos de preços durante a Black Friday, campanha de vendas com promoções em diversos produtos, que acontece geralmente na última sexta-feira de novembro. No Acre, serão fiscalizados estabelecimentos de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Brasiléia e Xapuri.

Técnicos do Procon durante fiscalização em comércio – Foto: José Caminha/Secom

A operação vai acontecer em três fases, com orientação e fiscalização. Neste ano a ação vai realizar fiscalizações também nos e-commerces (comércio eletrônico).

Em caso de irregularidades, os estabelecimentos terão o  prazo de 10 dias para se regularizarem. E, se não for feita a regularização dentro do previsto, o proprietário deve sofrer auto de infração.

O Procon dá, ainda, dicas para que os consumidores possam acertar nas compras da Black Friday. Confira:

  • Pesquisa prévia dos preços de produtos;
  • Pesquisa de comentários de consumidores, em casos de compras em sites, que já realizaram compras no local e conferir se o endereço eletrônico dispõe de chave de segurança antes de incluir as informações de pagamento;
  • Comprar apenas o necessário para evitar endividamentos.
PUBLICIDADE