21 de fevereiro de 2024

VÍDEO: Colégio Acreano completa 90 anos com programação especial e homenagens a alunos; assista

Entre os alunos que já passaram pela instituição, estão o ex-deputado estadual Helder Paiva, o ex-senador Jorge Viana, o jornalista Armando Nogueira e outros

O Colégio Acreano, um dos mais tradicionais do Acre, completou 90 anos de fundação em 2023, marcado por ser casa de nomes importantes do estado.

Fundado em 17 de julho de 1933, o antigo Ginásio Acreano, como era conhecido, teve o seu planejamento organizado durante grandes transformações políticas do governo provisório de Getúlio Vargas. A educação, nesse período, visava apenas formar trabalhadores para a sociedade emergente e mão de obra especializada.

O Colégio Acreano é um dos mais tradicionais do Estado/Foto: Juan Diaz/ContilNet

Entre os alunos que já passaram pela instituição, estão o ex-deputado estadual Helder Paiva, o ex-senador Jorge Viana, o jornalista Armando Nogueira, o ex-secretário de Educação e ex-governador Binho Marques, a conselheira Naluh Gouveia, e o ex-governador do Acre Tião Viana.

Aos 72 anos, um dos professores mais antigos do Colégio, Moacyr Chaves, organizou uma premiação de concurso de poemas para alunos. A entrega da premiação aconteceu nesta sexta-feira (8).

Professor Moacyr Chaves leciona a disciplina de Língua Portuguesa há 45 anos/Foto: Juan Diaz/ContilNet

Além da premiação, uma série de outras ações e atividades, como torneios, passeios e palestras foram feitas para comemorar o novenário do Colégio Acreano.

Mesmo após 90 anos de existência, Moacyr lembrou que o Colégio Acreano continua com a mesma qualidade de ensino e sendo disputado.

“O Colégio Acreano é um templo sagrado do saber. Porque resistir a esses 90 anos com a mesma qualidade, prova disso é o interesse público para conseguir uma vaga aqui. O sucesso também dos nossos alunos nos concursos, o número de aprovação no Enem. Aos 90 anos, ele continua de pé, com a mesma credibilidade, com a mesa qualidade”, disse.

Os alunos participaram de uma solenidade na escola/Foto: Juan Diaz/ContilNet

O grande mestre

Moacyr Chaves é professor de Língua Portuguesa há 45 anos e ainda atua como professor na rede pública de ensino, e não pensa em se aposentar das salas de aula tão cedo.

O professor, que é inspiração para muitas pessoas, já foi docente de grandes personalidades acreanas, como a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, a deputada federal Socorro Neri e também do ex-governador Tião Viana.

O diretor do Colégio recebeu um certificado/Foto: Juan Diaz/ContilNet

O senamadureirense formou diversos juízes, políticos, médicos, desembargadores, inclusive o cardiologista, dentista e otorrinolaringologista que o atendem. Atualmente, o professor trabalha diretamente com, aproximadamente, 400 alunos.

“Quando eu entro no Fórum, no Tribunal de Justiça, é desembargadores, é juízes [todos foram alunos do professor]. Os meus médicos, meu cardiologista é meu ex-aluno, meu dentista, meu otorrino foi meu aluno. Então, hoje eu estou me tratando com os profissionais que nós colocamos no mercado”, disse Moacyr.

Assista a reportagem:

video
play-sharp-fill

PUBLICIDADE