27 de abril de 2024

Enchentes: Governo Federal reconhece situação de emergência em 17 municípios do Acre

O governador Gladson Cameli decretou, no último domingo (25), estado de emergência em 17 municípios atingidos pelas cheias dos rios

O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu a situação de emergência decretada em 17 municípios do Acre. A portaria foi assinada pelo secretário da pasta, Wolnei Wolf Barreiros e publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (26).

O governador Gladson Cameli decretou, no último domingo (25), estado de emergência em 17 municípios atingidos pelas cheias do rios no estado. Com o reconhecimento do Governo Federal, o Acre consegue acessar recursos federais complementares, para ajudar no atendimento às famílias atingidas pela cheia, causada pelo transbordamento dos rios e igarapés.

Segundo os dados, até esta terça-feira (27), mais de 11 mil pessoas foram atingidas pela enchente. Nas dez cidades mais afetadas, há 58 abrigos para atender a população e todos têm recebido suporte do governo.

SAIBA MAIS: Ministro Waldez Góes faz contato com governador Gladson Cameli e confirma apoio ao Acre

Mais de 30 bairros já foram atingidos pelo avanço das águas/Foto: Juan Diaz/ContilNet

O governador também anunciou no último domingo (25), uma ação emergencial para enfrentar as enchentes que assolam diversos municípios acreanos. Em contatos feitos pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, estes se colocaram à disposição do governador para oferecer ajuda. Uma visita para acompanhar as enchentes dos rios acreanos e organizar ações está sendo planejada em breve.

Situação de emergência

Em edição extra do Diário Oficial, no último domingo (25), o governador Gladson Cameli decretou situação de emergência em 17 cidades do estado atingidas por inundações, seja de rios ou igarapé. A medida acontece poucos dias depois de Cameli decretar situação de emergência por conta das chuvas intensas no Acre.

VEJA TAMBÉM: Gladson decreta situação de emergência em 17 municípios por conta das enchentes no Acre

A medida tem validade de 180 dias e passou a valer a partir da data de publicação. Os municípios são: Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost