20 de abril de 2024

Estado coloca estrutura à disposição diante da previsão de transbordamento do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul

De acordo com a Defesa Civil, o Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, deve atingir a cota de transbordo, que é de 13 metros, nos próximos dias

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com o Gabinete do Governador no Juruá e parceiros das esferas federal e municipal, realizou na manhã desta segunda-feira, 26, uma reunião em que a estrutura governamental do Estado na região foi colocada à disposição para a execução de medidas de enfrentamento à possível cheia do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul.

Integração de forças das esferas estadual, municipal e federal. Foto: Marcos Santos/Secom

A iniciativa foi realizada na unidade do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na segunda maior e mais populosa cidade acreana, e reuniu representantes do Gabinete do Governador no Juruá; o coordenador da Sejusp na região, major Clélio Moura Pinto; os comandantes locais do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil, além de representantes da Fundação Nacional dos Povos indígenas (Funai), da Defesa Civil municipal, do Departamento Estadual de Trânsito e das forças de Segurança no município.

“A Sejusp planejou a reunião emergencial com o objetivo de reunir forças para alinhar a contribuição dos envolvidos com logística e pessoal, para que possamos desenvolver um serviço de qualidade à sociedade, no caso de uma possível situação de cheia em Cruzeiro do Sul”, ratifica o major Pinto.

Encontro foi liderado pela Sejusp. Foto: Marcos Santos/Secom

De acordo com a Defesa Civil, o Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, deve atingir a cota de transbordo, que é de 13 metros, nos próximos dias. “Estamos nos antecipando diante das previsões sobre a situação do manancial. A troca de informações entre Estado e prefeitura faz com que possamos oferecer todo auxílio necessário”, completou Francisco Gomes, representante do Gabinete do Governador no Juruá, que enfatizou que o suporte deve se estender aos demais municípios da região que enfrentam o momento de crise.

“A Defesa Civil celebra o encontro em que ficou acordado a ajuda com viaturas e embarcações de pequeno e médio porte, além de recurso humano. Saímos daqui fortalecidos para dar uma melhor resposta à população que, porventura, necessite da nossa intervenção”, pontua José Lima, coordenador da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul.

Cota de alerta do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, foi ultrapassada no último domingo, 25. Foto: Diego Silva/Secom

Em Cruzeiro do Sul, o manancial ultrapassou a cota de alerta, que é de 11,80 metros, no último domingo, 25. Na primeira medição desta segunda-feira, 26, o Juruá apresentou 12,32 metros.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost