O Fantástico exibiu uma reportagem mostrando como é o interior das celas onde estavam os dois fugitivos da Penitenciaria Federal de Mossoró (RN). Nas imagens exclusivas divulgadas neste domingo (18) é possível observar como os detentos conseguiram escapar por um buraco na parede, descer pelo telhado, cortar a grade de arame do pátio e fugir sem serem notados.
SAIBA MAIS: VÍDEO: Fantástico entra nas celas de presídio de onde detentos do Acre fugiram no RN
Para descobrir quanto tempo eles levaram para retirar a luminária e abrir o buraco para a fuga, os Peritos do Instituto Nacional de Criminalística usaram equipamentos sofisticados para analisar as celas. A estimativa que é de mais de três dias.
Além disso, já está confirmado que os presos fizeram uma mistura de sabonete e papel higiênico e usaram como uma espécie de reboco para esconder os buracos nas paredes. O sabonete também foi usado para deixar o buraco mais escorregadio e facilitar a passagem deles.
“A gente está ainda sobre investigação. É importante destacar que foi necessária uma primeira ferramenta, né? Agora, como essa ferramenta é e como eles conseguiram, a gente ainda não tem essa resposta”, diz a perita criminal federal Luciana Lobato Schmidt em entrevista ao Fantástico.
A fuga
Conforme a reportagem, uma das hipóteses da investigação é que os detentos tenham retirado pedaços de ferro, das paredes das celas, como vergalhões, e usado como ferramenta para retirar a luminária. Pode ter sido do banheiro, pode ter sido de uma parede, mas pode ter sido também debaixo de uma mesa, onde não é possível ver mais nenhum vestígio de ferro