A Saúde do Acre deu início a campanha de vacinação contra a dengue em crianças de 10 a 11 anos nesta quarta-feira (14), em Rio Branco.
Os dois primeiros vacinados, em uma cerimônia simbólica, foram o filho do governador Gladson Cameli, Guilherme, e o pequeno Pedro Henrique, de 10 anos. O menino é paciente do Centro Especializado em Reabilitação 3 e foi sorteado para receber a primeira dose. Ele foi vacinado ao lado do irmão mais novo.
CONFIRA: Filho de Gladson e garoto de 10 anos são as primeiras crianças vacinadas contra a dengue no Acre
A mãe de Pedro, funcionária do setor de limpeza da Saúde do Acre, Adriana Oliveira, disse que ver o filho imunizado contra a doença dá uma sensação de segurança ao menino.
“Ele acabou sendo sorteado. Quando eu recebi a notícia fiquei muito feliz. Ele já pegou dengue por duas vezes, então a gente se sente seguro. Não vejo a hora de poder vacinar o outro”, disse ao ContilNet.
Já o pequeno Pedro, ao ser questionado se a vacina teria doído, ele foi bem claro: “Nenhum pouquinho”.
As doses devem ser aplicadas em 11 municípios do estado, todos na região do Baixo Acre. Por conta do pouco número de doses, a Secretaria de Estado de Saúde informou que deverá iniciar a campanha vacinando crianças entre 10 e 11 anos.
O Ministério da Saúde priorizou a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O Acre informou que pretende vacinar cerca de 54 mil crianças, que deverão ser imunizados com a chegada de novas doses.