O nível do Rio Acre segue subindo na capital acreana e já alcança a marca dos 16,82 metros, segundo a medição feita às 06h desta quinta-feira (28) pela Defesa Civil. Mais de 50 mil pessoas já foram afetadas pelas águas do manancial nos últimos dias.
Com essa marca o Rio Acre se encontra a menos de dois metros de alcançar a maior enchente da história de Rio Branco, quando o manancial chegou a 18,40 metros, deixando um terço da população afetada.
Na enchente deste ano, dezenas de bairros foram atingidos, entre eles, Ayrton Senna, Palheiral, 6 de Agosto, Cadeia Velha, Cidade Nova e Taquari. As famílias desabrigadas estão sendo acomodadas no Parque de Exposições, onde estão recebendo todo o suporte da prefeitura de Rio Branco.
Segundo a Defesa Civil, o nível do Rio Acre deve subir ainda mais, podendo aumentar até 30 centímetros nas próximas 24 horas, com isso, o manancial pode ficar perto dos 17 metros ainda na quinta-feira (29).
Relembre a cheia histórica
Em março de 2015 o Rio Acre chegou a 18,40 metros na capital acreana, se tornando esta, a maior cheia do manancial desde que o rio começou a ser feita, em 1883. Até então, o nível mais alto atingido pelo afluente era de 17,66 metros, o que ocorreu em 1997.
LEIA TAMBÉM: Relembre as cinco maiores alagações da história de Rio Branco e a quantidade de pessoas atingidas
Na época foram mais de 102 mil pessoas atingidas pela enchente do Rio Acre na capital acreana, segundo informações da Defesa Civil.
Em março de 2023 a capital acreana também enfrentou uma das piores enchentes de sua história, na qual o Rio Acre alcançou a marca de 17,72 metros.