A campanha de vacinação contra a dengue em Rio Branco foi iniciada nesta sexta-feira (16). De início, o governo do Estado distribuiu para a Prefeitura da capital, 4 mil doses do imunizante Q Denga, para aplicar em crianças de 10 a 11 anos.
VEJA TAMBÉM: Outros municípios do Acre devem receber doses da vacina da dengue só em 2025; entenda
Ao todo, nessa primeira etapa de envio do Ministério da Saúde, a capital deve receber 11.560 doses. A secretária de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade, lembra que as doses não foram entregues na totalidade, por conta da falta de armazenamento das vacinas nas unidades básicas de saúde.
“Nesse momento, o Estado disponibilizou 4 mil doses. Se necessário for, nós iremos pegar mais no estoque do PNI, devido ao armazenamento. Essa vacina precisa estar em um grau específico e nós não temos câmara fria para esse quantitativo de vacinas”, explicou.
Ao contrário do que havia sido divulgado anteriormente, Rio Branco deve ter nesse primeiro momento, apenas 2 pontos de vacinação: a UBS Eduardo Asmar, no bairro 15, e a UBS Barral y Barral, no bairro Tangará.
“O Ministério da Saúde sempre pediu pontos estratégicos para nós. Não vale a pena nesse momento distribuir em toda a rede de atenção básica devido a procura ser pequena ainda”.
O Estado, mesmo não sendo responsável pela vacinação, também montou um ponto em Rio Branco, no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).