Salvar vidas. Esta é a missão que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) viu em meio ao acidente aéreo que deixou seis pessoas feridas e uma pessoa morta, o empresário Sidney Hoyle. O avião modelo Cessna Skylane 182, que transportava quatro homens e três mulheres, caiu, na última segunda-feira (18), em Manoel Urbano, no interior do Acre.
A aeronave, que tinha como destino a cidade de Santa Rosa do Purus, caiu a 1 km da cabeceira da pista. A queda deixou uma vítima fatal, o empresário Sidney Estuardo Hoyle Vega, além de seis feridos.
SAIBA MAIS: Empresário é a vítima fatal de queda de avião no Acre; ele havia casado a filha no fim de semana
A notícia de que havia feridos, com pelo menos 40% do corpo queimado, fez com que a Sesacre iniciasse uma força-tarefa, com apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Ao confirmarem as informações de vítimas gravemente feridas, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) rapidamente decolou do hangar do Ciopaer com destino a Manoel Urbano para prestar auxílio às vítimas do acidente.
O helicóptero do Ciopaer permite que as equipes de resgate cheguem de maneira mais rápida ao local, consequentemente, com uma resposta melhor à assistência necessária aos feridos. Se a viagem fosse feita via terrestre, seriam, pelo menos, três horas para chegar no município. De helicóptero, o voo dura 50 minutos.
Com apoio do Ciopaer, uma parceria entre Sejusp e Sesacre, o voo de resgate com o Harpia 07 foi essencial para o suporte às vítimas. A primeira paciente a chegar em Rio Branco, em estado grave, foi a jovem Suani Camelo, de 30 anos, que teve 80% do corpo queimado e veio entubada de Manoel Urbano.
VEJA: Primeiras vítimas de acidente aéreo chegam a Rio Branco; famílias fazem cordão de oração no PS
A transferência via Samu e Ciopaer foi feita na tarde de segunda-feira (18), após a equipe médica estabilizar o quadro da paciente, para garantir um transporte seguro.
Paralelo ao primeiro resgate, o Governo do Acre, por meio da Sesacre, também disponibilizou outra aeronave para transferir os demais pacientes para Rio Branco. Na segunda-feira (18) a noite, chegaram Valdir Roney de Souza Mendes, 59 anos (Piloto); Amélia Cristina Rocha, de 28 anos; e Bruno Fernando dos Santos, 36 anos, que também estão em estado considerado grave.
Já o jovem Mateus Jeferson Fonte, de 26 anos, foi transferido para a capital acreana via terrestre por uma ambulância do Samu. A adolescente Delisiane Salomão, de 15 anos, com estado em menor gravidade, segue sendo assistida pela equipe da Unidade Mista de Manoel Urbano, no interior do Acre.
LEIA TAMBÉM: Quinta vítima de acidente aéreo chega a Rio Branco com queimaduras no rosto e nas pernas
Transferência para outro estado
Após a rápida atuação da equipe médica, a Sesacre avalia transferir os sobreviventes da queda do avião para outro estado para tratamento das queimaduras em um hospital com unidade de grandes queimados.
A possibilidade está sendo avaliada pelo secretário de Saúde, Pedro Pascoal, segundo informações repassadas ao g1 Acre pelo diretor do Pronto-Socorro de Rio Branco, Lourenço Vasconcelos.
De acordo com a direção do Pronto-Socorro, os três pacientes em estado de saúde mais grave são, Suani Camelo, 30 anos; o piloto Valdir Roney de Souza Mendes, 59 anos, e Amélia Cristina Rocha, 28 anos, que passaram por cirurgias de desbridamento, para remoção de tecido morto e estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
As demais vítimas, Bruno Fernando dos Santos, 36 anos, e Mateus Jeferson Fonte, de 26 anos, seguem estáveis, com ferimentos mais leves, e continuarão sendo acompanhados na enfermaria da unidade.
“Demonstração de dedicação e coragem”
Na última terça-feira (19), o secretário Pedro Pascoal homenageou e agradeceu os profissionais que atuaram no socorro das vítimas. Nas redes sociais, o titular da pasta disse que a ação foi “uma verdadeira demonstração de dedicação e coragem”.
“Parabéns à incrível equipe médica do SAMU e CIOPAER pelo seu trabalho impecável e heroico no resgate das vítimas do acidente aéreo.As equipes médicas da Unidade Mista de Saúde de Manoel Urbano e do Pronto-Socorro de Rio Branco, pela agilidade e a condução de todo trabalho em cuidar desses pacientes”, disse o secretário.
“O compromisso incansável e o profissionalismo que vocês demonstram são verdadeiramente inspiradores. Obrigado por salvar vidas e trazer esperança em momentos de desespero. Juntos, somos mais fortes e capazes de superar desafios”, finalizou.