Apesar de em alguns municípios os rios já estarem vazando, outros mananciais continuam aumentando. Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá atingiu a marca de 13,44 metros nesta sexta-feira (01), às 9h. Um aumento de 20 centímetros em relação à medição feita no mesmo horário do dia anterior.
A cota de transbordamento é de 13 metros no município.
Na segunda maior cidade do estado ainda não há desabrigados, mas 11 bairros e cinco comunidades rurais já foram atingidos.
Cinco unidades municipais de ensino estão preparadas para receber as famílias desalojadas: Margarida Pedreira, no Bairro da Cobal; Thaumaturgo de Azevedo, Bairro do Alumínio; Corazita Negreiros, no Telégrafo; Marcelino Champagnat, no João Alves; e Irmã Diana, no Bairro Cruzeirinho Novo.
VEJA TAMBÉM: Rio Acre continua subindo e chega a 17,28 metros na capital; 40 bairros são atingidos
Cruzeiro do Sul está em situação de emergência, considerado um dos mais críticos pelo Governo do Acre. A medida tem 180 dias de validade e começou a valer desde sua publicação.
De acordo com a Defesa Civil, o número de pessoas afetadas pela alagação já ultrapassa mais de 100 mil em todo o Acre. Dentro desse quantitativo estão as pessoas desabrigadas, desalojadas e aquelas que, mesmo com a chegada das águas, não saíram de suas casas.