A Federação Acreana de Fisiculturismo e Fitness (WBPF/AC) promoverá o V Campeonato de Fisiculturismo Acreano, no auditório da Livraria Paim, no dia 19 de maio, a partir das 17 horas. Entre as categorias do evento, teremos as masculinas, BodyBuilder, Class Physique, Men’s Physique, e as femininas, Biquíni e Wellness. As inscrições estão abertas até 18 de maio.
Para o presidente da WBPC/AC, Erivaldo Gadelha, (53), que acompanha o fisiculturismo desde os 30 anos de idade, a expectativa é alta para o evento, que ganhou força com um número de atletas cada vez maior, além da categoria feminina que também ganhou destaque. Ele convida a todos com entusiasmo para o evento: “Será um grande show, como sempre tem sido, é importante que os acreanos compareçam para fortalecer o cenário fisiculturista do estado”.
O fisiculturismo é uma prática que consiste na progressão de exercícios visando o desenvolvimento dos músculos, para fins estéticos. Representando o Acre, quem conquistou recentemente o 2º lugar na maior competição de fisiculturismo do mundo, o Mr. Olympia, foi o atleta acreano Ramon Queiroz (Dino), e isso reflete no cenário atual da prática no estado, além ser uma forte inspiração para os atletas acreanos.
Confira entrevista especial de Ramon Dino para o ContilNet: Ramon Dino fala sobre fama, projetos e academia no Acre em entrevista exclusiva; ASSISTA
O fisiculturismo é uma modalidade esportiva que não envolve apenas a prática da musculação em si, mas também uma boa dieta e constância acima da média. Pode iniciar promovendo a estética, mas logo percebe-se uma paixão pela forma como o corpo se relaciona com a vida e com práticas saudáveis. Além disso, não há nem contato físico e nem placares, pois o atleta depende apenas da avaliação dos jurados, isso significa que a autoconfiança importa muito.
O básico para tentar se tornar um atleta é o treino e a alimentação adequada de forma constante, para que após 1 ou 3 anos se pense na possibilidade de ingressar em preparo e fase de competições, buscando um bom orientador. A vida do atleta se resume em duas etapas: o off season (fora de temporada), que é momento de ganho de peso, onde o atleta está fora de competição e busca crescer o máximo possível em volume muscular; e o pre-contest (pré concurso), momento da perda de peso para buscar extrema definição e preservação do volume muscular que se ganhou.
Atletas do amador ao profissional recorrem aos esteróides para melhorar a performance, e que só se atinge o alto nível utilizando esse recurso, que não é ilegal. Apesar de o fisiculturismo ser comum para o gênero masculino, categorias femininas vem crescendo e o fitness como um todo vem se desenvolvendo a passos largos no Brasil.
Ainda que a distância da nossa região nos afaste um pouco de um cenário positivo no futuro de nossos campeonatos, temos atletas em alto nível participando de grandes competições nacionais e internacionais.
Saiba mais: Rio Branco sedia V Campeonato de Fisiculturismo Acreano; veja data e mais detalhes