28 de maio de 2024

Ministério da Agricultura realiza auditoria na Idaron para a manutenção do Sisbi

O Sisbi faz parte de um sistema nacional unificado que padroniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal

Durante toda esta semana, de 2 a 5 de abril, uma equipe do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realiza auditoria técnico-administrativa na Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), para manutenção do selo Sisbi/POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) de Rondônia.

O selo de qualidade Sisbi, que já foi conferido a cinco frigoríficos de Rondônia, é de responsabilidade da Agência Idaron e, por seguir os mesmos rigores e exigências do Serviço de Inspeção Federal (SIF), possibilita a abertura de mercado para os produtos de origem animal produzidos no Estado, ou seja, com o Sisbi, os produtos de Rondônia podem ser vendidos em qualquer outro Estado brasileiro.

O selo de qualidade Sisbi já foi conferido a cinco frigoríficos de Rondônia/Foto: Idaron

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres destacou sobre a ação em andamento. “O Mapa realiza essa auditoria periodicamente, para verificar se as agências estaduais estão trabalhando de acordo com as exigências estabelecidas pelo Governo Federal, a fim de proporcionar a oferta de produtos ao consumidor, livres de contaminação (bactérias, fungos, leveduras e toxinas). Nesse quesito, a Idaron tem profissionais capacitados e, desde a estruturação do Serviço de Inspeção Estadual, em 2017, vem aprimorando o trabalho desenvolvido junto aos frigoríficos e agroindústrias”, pontuou.

Sisbi

O Sisbi faz parte de um sistema nacional unificado, que padroniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, para garantir segurança alimentar com a oferta de produtos livres de contaminação, proporcionando segurança alimentar, sem prejuízos à saúde humana.

Na auditoria realizada pelo Mapa, a Idaron demonstra a equivalência do serviço de inspeção, ou seja, apresenta a mesma eficiência do Ministério da Agricultura e Pecuária na fiscalização e inspeção na indústria rondoniense, assegurando que os produtos alimentícios de origem animal seguem as normas higiênico-sanitárias estabelecidas pela legislação vigente.

Cronograma

O trabalho da equipe do Mapa teve início na terça-feira (2). quando os auditores se reuniram com a equipe da Idaron para verificação dos controles e documentação na sede da Agência, em Porto Velho. Nesta quarta-feira (3) a equipe realizou auditoria técnico-administrativa para verificação do trabalho desenvolvido em um frigorífico localizado em Ariquemes. Na quinta-feira (4), os auditores acompanham a equipe da Idaron em um frigorífico localizado em Porto Velho. Na sexta-feira (5), a auditoria continua para verificação dos controles e documentação na sede do SIE, com a realização de uma reunião final, preenchimento do relatório da auditoria e comentários dos principais destaques.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost