Procurador do Acre pode ser escolhido ministro do STJ já em maio e com novo modelo de votação; entenda

O presidente Lula irá escolher o nome que assumirá a cadeira da ministra Laurita Vaz

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve escolher seus novos ministros e formar lista tríplice em maio. O procurador do Ministério Público do Acre, Sammy Barbosa disputa uma cadeira.

Sammy é um dos favoritos para disputar uma cadeira/Foto: Reprodução

De acordo com a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, Sammy pode ser escolhido em um modelo de votação diferente. Acontece que uma ala dentro do STJ quer que os ministros abandonem a ficha de votação em papel e passem a escolher os novos membros em uma votação mais sigilo e digital.

VEJA MAIS: Sammy Barbosa concorre com outros 40 nomes na disputa pela vaga de ministro do STJ

Atualmente, há duas vagas no STJ, abertas no ano passado com as aposentadorias de Laurita Vaz e Assusete Magalhães, reservadas respectivamente para representantes do Ministério Público e dos Tribunais Regionais Federais.

O nome do procurador do Acre já havia sido sondado nas últimas semanas. Ele é um dos favoritos a ocupar a cadeira da ministra Laurita Vaz, que se aposentou neste ano.

Sammy Barbosa tem grandes chances de ser o nome escolhido por ter apoio do ministro do STJ, Mauro Campbell. O nome dele ganhou mais favoritismo após a ida nesta semana do procurador-geral de São Paulo, Mario Sarrubbo, para a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Ele é ligado ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, e era um dos favoritos ao cargo.

CONFIRA TAMBÉM: MPAC indica o procurador Sammy Barbosa para vaga de ministro no STJ; escolha final é de Lula

O STJ tem hoje 33 cadeiras, que são divididas entre juízes federais, estaduais, integrantes do Ministério do Público, no caso do procurador Sammy, e de representantes da advocacia do país. Os interessados poderão ser indicados e o STJ formará uma lista tríplice. O presidente Lula irá escolher o nome que assumirá a cadeira da ministra Laurita Vaz.

PUBLICIDADE