O artista acreano, Maqueson Pereira, ganhou mais um prêmio internacional. Desta vez, um oferecido pela Unesco, por conta de uma bolsa feita em marchetaria, chamada de clutch.
Marchetaria é a arte ou técnica de ornamentar e colorir as superfícies planas de móveis, painéis, pisos, tetos, através da aplicação de materiais diversos, tais como: madeira, metais, pedras, plásticos etc, tendo como principal suporte e matéria prima, a madeira. Pode-se construir objetos tridimensionais, esculturas, utilitários e entre outros.
Esta é uma arte que foi praticada habilidosamente pelos egípcios antigos, e nos dias de hoje, os galhos e raízes que seriam desperdiçados pela indústria convencional, viram imagens cheias de efeito e emoção, nas mãos de Maqueson e de outros marcheteiros.
Maqueson ganhou o Prêmio de Excelência Artesanal para a América do Sul, organizado pelo Conselho Mundial do Artesanato (CMA), em Santiago, no Chile.
O artista do Acre concorreu com artesãos de nove países da América do Sul, os produtos do Peru, Equador, Colômbia, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Chile.
VEJA MAIS: Artista acreano cria painel de marchetaria de 35 metros para a nova loja da Farm em Londres
O artesão, que reside atualmente em Cruzeiro do Sul, atende encomendas de vários países e suas obras em marchetaria chegam a custar até R$300 mil. Seu maior trabalho foi o da Farm Rio, que tem 30 metros e durou 40 dias para ser feito.
Maqueson passa mais tempo produzindo, e seus maiores eventos foram em Pequim (China), em Harianá (Índia), em Florença (Itália), e em Londres (Inglaterra), além de ser escolhido pelo Itamaraty para representar o Brasil em Argel, na Argélia. Além de painéis, quadros e obras artísticas de tamanho e valor superiores, possui coleções de acessórios finos e requintados, como carteiras, porta-jóias, porta-retratos, porta-batons, tabuleiro de jogos e entre outros.
Ele é um artista importante para a nossa cultura, representa o combo Norte, Amazônia e Acre em nível internacional, além de ser prestigiado pelos acreanos, possuindo renomados e conhecidos trabalhos, como o que foi feito para a Assembléia Legislativa do Acre, um conjuntos de nove painéis em marchetaria, que juntos, medem 45×2 metros e contam fases da revolução acreana, e também no Palácio da Justiça, um painel com a imagem da deusa da justiça, que tem 7×3 metros.
O artesão carrega consigo suas inúmeras experiências, atuando no mercado da marchetaria há mais de 30 anos, além de ser uma forte inspiração para artesãos locais e estimular a economia, cultura e turismo de nosso país.