O pesquisador Davi Friale anunciou que a próxima frente fria a ser enfrentada pelos acreanos será sentida ainda neste domingo (30). Durante a última noite de transmissão do 1º Festival da Macaxeira, o “mago do tempo” revelou mais detalhes sobre a nova onda de frio que chegará no Acre:
“Último dia do mês, já vai ser frio e gelado. ‘Gelado’ entre aspas, mas nem tanto”, ressaltou Friale, dizendo que primeiro passará uma frente fria – que se trata de um vento quente, que antecede uma friagem em si. Ele também destacou que a friagem se estenderá até segunda-feira e, talvez, por mais dias.
Depois desta frente fria, o clima mudará de fato com temperaturas semelhantes às da última friagem, disse Davi Friale.
O Tempo Aqui
De acordo com o pesquisador, esta será uma friagem semelhante àquela que chegou no último dia 25 de maio, ou seja, “com temperaturas mínimas entre 11 e 14ºC, em Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira”.
“Devido à incursão dessa onda de frio polar, poderão ocorrer chuvas neste fim de semana, não se descartando eventuais temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias, em alguns pontos”, continua.
Friale acrescenta que esta 7ª onda de frio de 2024 também atingirá, mas com menor intensidade, o vale do Juruá e o sul do Amazonas, principalmente Boca do Acre.
Até o momento, as menores temperaturas registradas em 2024, no Acre, foram 11,8ºC (Epitaciolândia) e 13,1ºC (Rio Branco), no último dia 29 de maio.