A vice-governadora do estado do Acre, Mailza Assis, participou da 27ª reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Condel/Sudam), nesta segunda-feira (24), na capital de Belém, no Pará.
Durante a reunião foi anunciado um novo programa do governo federal chamado “Desenvolve Amazônia”, com ações e políticas públicas relacionadas à União da Amazônia Legal.
O principal intuito é potencializar as populações locais, para que possam se desenvolver economicamente ao mesmo tempo em que os biomas nativos seguem sendo preservados. O ministro Waldez Góes (MIDR) foi o responsável por apresentar o projeto ao presidente da república, que deu aval para o programa. Ele será apresentado para o próximo Condel/Sudam, que deve ocorrer em agosto de 2024.
Do valor previsto no Novo PAC, 26,37% será destinado para a Amazônia Legal, o que equivale a R$448,3 bilhões até o ano de 2026.
Esta edição da reunião do conselho foi presidida pelo secretário-executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Valder Moura, e foi secretariada pelo superintendente da Sudam, Paulo Rocha.
Além de Mailza, participaram do encontro os vice-governadores Hanna Ghassan (Pará), Edilson Lima (Roraima) e Tadeu de Souza Silva (Amazonas), além de Antônio Teles Júnior (Amapá), Clécio Luís, governador do Amapá, e o Conselheiro da CNA, Hélio Dias, de maneira remota.
LEIA: No Pará, Bocalom participa de reunião da Sudam e pede ajuda para reconstrução da ETA II
Além disso, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom também estava presente no evento, representando a Frente Nacional de Prefeitos.