Também conhecido como ‘Agro Queen’ por seus vídeos divertidos que viralizam na internet, o acreano Thawan Bezerra Martins é mais um exemplo de como a Educação pode ser a força motriz para mudar uma vida. O jovem se formou através do Instituto Federal do Acre (Ifac), no campus de Sena Madureira, e foi o primeiro a ingressar no intercâmbio.
SAIBA MAIS: De Sena, acreano é atração especial de Natal no programa da Eliana, no SBT; VEJA FOTOS
Formado em zootecnia pela instituição, ele foi selecionado para realizar o intercâmbio entre os anos de 2018 e 2019, em Cedar Rapids, cidade sede do condado de Linn, no estado do Iowa, nos Estados Unidos.
Durante o período, aprimorou suas habilidades na língua inglesa, assim como estagiou em trabalhos com equinos, suínos e bovinos.
“Se não fossem as oportunidades que tive durante o meu curso no Ifac, jamais estaria aqui hoje. Foi durante a graduação que aprendi tudo o que me trouxe até aqui. Saber me comunicar em inglês, falar em público, ensinar e ter conhecimentos técnicos sobre animais me ajudou muito”, disse o estudante.
Agora o jovem está nas ilhas de São Martinho, território sob controle dos Países Baixos, no Caribe, que tem 34km² de extensão, e conta com quase 43 mil habitantes, que tem como idioma oficial o Inglês.
“Aproveitei cada oportunidade que o curso de Zootecnia no Ifac me proporcionou, por meio das habilidades e o conhecimento que adquiri dentro de sala de aula. Aqui (Sint Maarten), todos falam em inglês, então a oportunidade que tive em 2019, por meio do Instituto Federal do Acre, foi fundamental para que eu pudesse conseguir este trabalho”, destacou Thawan Martins.
Hoje o jovem tem a oportunidade de trabalhar com equitação e passeios turísticos na ilha, através de algumas montanhas e passeios à beira mar.
Esta não é a primeira oportunidade em que o Ifac envia seus alunos para outros países para que se aprimorem. Desde 2018, foram selecionados 14 discentes para realizarem intercâmbios totalmente gratuitos nos Estados Unidos, através de parceria com a Northen Virginia Community College.
Ao todo, 50 alunos foram enviados para realizarem atividades em Portugal, Canadá, Japão e Peru. A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, afirma que essas ações funcionam como combustível para os alunos, os ajudando a realizar seus sonhos.
“No Ifac, combinamos excelência acadêmica com a missão de cultivar sonhos e formar cidadãos do mundo. Preparamos nossos alunos para enfrentar o futuro com coragem e sabedoria, enquanto promovemos o crescimento e desenvolvimento do Acre”, disse.