O senador Alan Rick é a principal aposta na disputa pelo Governo do Estado nas eleições de 2026. Ele lidera a pesquisa de intenção de votos segundo a pesquisa Delta encomendada pelo portal ContilNet. Além dele, outros nomes como o do ex-governador Jorge Viana (PT), da deputada federal Socorro Neri (PP), do deputado federal Eduardo Velloso (União) e da vice-governadora Mailza Assis (PP) também apareceram entre as opções disponíveis na pesquisa. Contudo, o senador anunciou que Neri e Velloso não devem concorrer ao cargo e estarão no palanque dele, em uma eventual disputa pelo Governo.
“Minha amiga Socorro não é candidata, vai ser uma apoiadora nossa. O Velloso, do nosso partido, também deve compor com a gente. Então isso deve aumentar ainda mais esses números”, disse em entrevista ao ContilNet.
Ele sabe
Mesmo dizendo que ainda é cedo para discutir sobre as eleições de 2026, Alan sabe que o nome dele é o mais forte e o mais viável na disputa pelo cargo. Os números da pesquisa Delta/ContilNet são claros.
União da direita
A candidatura de Alan é, inclusive, defendida pelo senador Marcio Bittar, que prega a união da direita no Acre em torno do nome de Alan Rick. Bittar já garantiu que a mesma união vista agora sob a chapa Bocalom/Alysson perpetuará até as próximas eleições estaduais.
Abriria mão
Segundo informações reveladas a coluna, o Progressistas não viria problemas em abrir mão da candidatura própria em 2026 para apoiar Alan Rick, que atualmente é do União Brasil, o que atrapalharia os planos de Mailza, que pretende ser candidata também.
Recalcular rota
A pesquisa também revelou que Mailza precisa mudar a rota urgentemente. Faltando dois anos para as eleições estaduais, a candidatura dela ainda não apresentou sinais de que poderá despontar.
Mais uma pedra no caminho
O que pode atrapalhar ainda mais Mailza passa também por uma decisão da Executiva Nacional do Progressistas. O partido pode sacramentar uma federação com o União Brasil, partido de Alan, o que facilmente abriria os caminhos para a candidatura do senador.
Uma solução?
Uma solução para o impasse seria o mais lógico: Mailza compor chapa com Alan e sair candidato a vice-governadora mais uma. O senador, inclusive, anunciou que irá conversar com a ex-senadora e garantiu que os dois irão ‘trabalhar juntos’.
O jogo pode virar
Mas também preciso lembrar o quão boa gestora e respeitada é Mailza. Não há nenhuma rejeição ou escândalos que paire sobre o nome da vice-governadora. O jogo ainda pode virar até 2026!
Encheu os olhos
Com uma pontuação bastante expressiva na pesquisa, a deputada federal Socorro Neri encheu os olhos sobre uma possível candidatura ao Senado Federal. Se realmente quiser isso, vai ter que deixar o Progressistas. Acontece que já há um acordo costurado para ter Alan (União), candidato ao Governo, Gladson (PP) e Bittar (União – que deverá se filiar ao PL até lá), na disputa pelo Senado. Ou seja, sem espaço para ela na chapa. E se levar em consideração os últimos atritos dela com o Progressistas … O final é bem provável!
Um articulador nato
É preciso dar o destaque ao deputado estadual Nicolau Júnior, que vai conseguir chegar a Presidência da Aleac pela terceira vez. Ele foi eleito por unanimidade, sem a resistência nem da Oposição na Casa. Nicolau é um articulador político nato.
Abre o olho!
A questão da empresa Ricco voltou a ser um prato cheio para a oposição do prefeito Tião Bocalom. Os pré-candidatos Jenilson Leite, Marcus Alexandre e Emerson Jarude usaram o problema da busca e apreensão de 16 ônibus da frota da capital como ferramenta para atacar o prefeito. Bocalom e sua equipe precisam entender que estão em um ano político eleitoral. Tudo será usado contra eles. Desde questões minúsculas a crises de gestão. É necessário ter controle sob absolutamente tudo.
Tem que se orgulhar
A presidente do Deracre, Sula Ximenes, a primeira mulher a presidir o órgão, tem muito a se orgulhar. Nesta semana, um estudo revelou que o Acre teve um aumento expressivo no número de voos nos aeródromos do estado. Ao todo, foram mais de 10 mil voos em um ano. Sob a gestão de Sula, o Deracre já investiu mais de R$ 19 milhões nas pistas de pousos dos aeródromos.
Mais um ponto
Inclusive, o Deracre deve inaugurar em breve o aeródromo de Santa Rosa do Purus, que deverá tirar o município do isolamento. Mais um ponto para a presidente.