Quatro clubes brasileiros buscam se tornar o maior campeão do país na Copa Libertadores. Isso porque São Paulo, Grêmio, Palmeiras e Flamengo têm a possibilidade de virar tetracampeões, algo que nenhum time do Brasil conseguiu até hoje. Dessa forma, torcedores do quarteto estão utilizando o código bônus betano grátis para apostar em campanhas vitoriosas. Será que algum deles vai levantar a cobiçada taça?
Ao todo, cinco brasileiros já venceram a Libertadores três vezes, o que é um recorde entre os times do país. Além dos quatro já citados, o Santos também está na lista. Entretanto, rebaixado no Brasileirão no ano passado, o Peixe não participa do principal torneio do continente neste ano.
Dentre os outros quatro, o favoritismo, pelas campanhas recentes, está com Palmeiras e Flamengo. Nas últimas cinco edições do torneio, a dupla obteve quatro títulos: foram dois do Rubro-Negro (2019 e 2022) e dois do Verdão (2020 e 2021).
Domínio brasileiro
O domínio brasileiro nos últimos anos da Copa Libertadores é evidente. Além dos quatro títulos de Palmeiras e Flamengo, de 2019 a 2022, no ano passado o grande campeão foi o Fluminense.
Com isso, o Brasil conquistou cinco títulos consecutivos na competição, algo que nenhum país fizera antes.
Em 2024, esse favoritismo se mantém, em razão da enorme diferença financeira que existe hoje entre os times daqui e seus rivais sul-americanos. O orçamento, a infraestrutura e até mesmo a gestão dos clubes brasileiros está muito acima de seus rivais, o que transformou a Libertadores em uma espécie de Copa do Brasil com sotaque espanhol.
Confrontos definidos
A partir do mês que vem as oitavas de final da Copa Libertadores vão agitar o cenário esportivo no continente. E já há muitos confrontos interessantes definidos.
O principal, sem sombra de dúvida, vai ser entre Palmeiras e Botafogo, por toda a rivalidade recente entre os clubes, que vai desde o épico Campeonato Brasileiro de 2023 até o bate-boca público entre Leila Pereira, presidente do Verdão, e John Textor, dono da SAF do Glorioso.
Mas outro confronto que promete parar o país será o duelo dos tricolores gaúcho e carioca. O Grêmio, tricampeão da Libertadores, enfrenta o Fluminense, atual detentor do título. Ambos os clubes vivem uma fase muito ruim no Brasileirão, mas terão a chance de se reabilitar na competição continental.
Já o São Paulo vai encarar o Nacional, do Uruguai. Se o clube de Montevidéu já não tem mais o poder de outros tempos, continua sendo muito tradicional e conta com uma torcida apaixonada e a garra do jogador uruguaio.
Por sua vez, o Atlético Mineiro vai encarar o San Lorenzo. Em tese, o Galo é favorito, mas o time argentino é um dos grandes de seu país, sabe o que é vencer a competição e pode complicar a vida de qualquer rival.
O outro brasileiro envolvido na Libertadores, o Flamengo, também tem uma missão que pode ser complicada. O Bolívar, aparentemente, é um adversário fácil de ser batido. Mas com a ajuda da altitude, a equipe boliviana pode ser uma verdadeira pedra no sapato de gigantes. Por isso, o Rubro-Negro terá de ter muito cuidado se quiser avançar de fase.
Favoritos
Embora o favoritismo esteja com Palmeiras e Flamengo, em razão de tudo o que a dupla vem fazendo ao longo dos últimos anos, de maneira nenhuma a vida dos dois clubes será fácil.
Somente entre os brasileiros, há muitos outros times capazes de ganhar a competição, como o Fluminense comprovou no ano passado. O Atlético Mineiro, por exemplo, também tem um elenco caro e recheado de bons jogadores.
O Botafogo, rival do Palmeiras, é o atual líder do Brasileirão e vem embalado. Ademais, São Paulo e Grêmio têm muita tradição na Libertadores e o Fluminense é o atual campeão.
E, claro, nunca se pode subestimar os rivais sul-americanos. Apesar de a fase deles não ser boa, no mata-mata muitas vezes a garra e o aspecto emocional falam mais alto do que a qualidade técnica.