Nove empreendedores de centros automotivos do Acre tiveram a oportunidade de participar de missão técnica na 18ª Autop – Feira Nacional de Autopeças, Motopeças, Acessórios, Equipamentos e Serviços, realizada de 21 a 24 de agosto em Fortaleza-CE.
A iniciativa faz parte do Autogestão: centros automotivos realizado pelo Sebrae no Acre com apoio local da Fecomércio/AC e a Sincopeças/AC. O projeto é idealizado com a curadoria do Sistema Sincopeças, Assopeças e Assomotos do Ceará, e do consultor Cláudio Araújo do método “O segredo das oficinas”.
A feira é a única do ramo automotivo realizada, organizada e promovida por uma entidade de classe e reuniu 300 marcas que apresentam inovações, tecnologias emergentes e tendências que definirão o futuro do mercado. Além de ser uma excelente oportunidade para fomentar parcerias estratégicas, fortalecer relacionamentos comerciais e impulsionar novos negócios.
A analista do Sebrae no Acre e coordenadora do projeto, Ruama Demir, explica que o objetivo é proporcionar aos participantes uma imersão em boas práticas de gestão e inovação, permitindo a troca de experiências e o aprendizado prático para otimizar seus próprios negócios.
“Eles também visitaram oficinas que são referência no mercado, com o acompanhamento do especialista e consultor master do projeto, Cláudio Araújo, observando de perto processos que envolvem a gestão eficiente, o uso de tecnologias e estratégias de atendimento ao cliente. Essa experiência prática, além de ampliar a visão dos participantes, reforça a importância de uma administração bem estruturada para o sucesso e crescimento dos seus negócios”, disse.
O projeto Autogestão: Centros Automotivos atende dezesseis pequenos negócios e teve início em junho de 2024. Consiste numa série de capacitações nas áreas de gestão de pessoas, finanças, processos, vendas e liderança, bem como consultorias especializadas para o ramo automotivo visando elevar a qualidade dos serviços oferecidos, aumentar a competitividade no mercado e a longevidade do negócio.
“Essa missão técnica é mais uma das diversas ações promovidas pelo Sebrae no Acre que visam fortalecer o empreendedorismo por meio da transmissão de conhecimento especializada. Com o suporte adequado, os empresários aprimoram suas práticas de gestão, mas também encontram novas formas de prosperar em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente”, frisou Ruama.
Para Rafaela Valente, do grupo Lucar Soluções Automotivas, a participação do projeto Autogestão e da missão técnica Autop foram positivas, porque teve acesso a muito conhecimento que vai poder utilizar no dia a dia. “Esse projeto é muito construtivo, ele nos mostra os caminhos que devemos seguir para poder aderir mais conhecimento, trabalhar nos processos corretos, com fases que a gente precisa ter na gestão automotiva para poder progredir, crescer, elevar o nosso mercado”, destacou Rafaela.
Conheça mais dos projetos e das soluções do Sebrae para sua empresa acessando o site ac.loja.sebrae.com.br ou pelo atendimento 24 horas através do WhatsApp 0800 570 0800. Acompanhe novidades e o calendário de capacitações no Instagram @sebraenoacre.