Rio Madeira atinge nível histórico e fica abaixo de 1 metro pela primeira vez

Além disso, desde a última terça-feira (3), a usina hidrelétrica Santo Antônio, na capital, paralisou parte de suas unidades geradoras

O rio Madeira, atingiu a cota de 96 centímetros nesta quinta-feira (5), em Porto Velho, Rondônia, de acordo com o monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB). É a primeira vez, desde que começou a ser monitorado, que o rio fica abaixo de um metro.

Esse é o menor nível já registrado/Foto: Reprodução

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a capital está há três meses sem chuvas fortes, agravando a situação. Nesta sexta-feira, 6, devido o pouco volume de água, uma balsa que estava encalhada na região conhecida como “Pedral do Marmelo”, próximo a Manicoré, no Amazonas, foi saqueada por criminosos.

Além disso, desde a última terça-feira (3), a usina hidrelétrica Santo Antônio, na capital, paralisou parte de suas unidades geradoras devido à seca severa que atinge a região. Atualmente, apenas sete unidades geradoras continuam em operação, sendo três adicionais na margem direita.

Em Rio Branco, o Rio Acre, de acordo com a Defesa Civil Municipal, no início desta manhã, subiu um centímetro, chegando a 1,31m. Mesmo com o resultado, a situação continua preocupante, já que o valor está a 6 centímetros de alcançar a menor cota já registrada.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost