Falta de energia afeta abastecimento de água em vários bairros de Rio Branco; veja quais

Problemas elétricos interrompem funcionamento do Reservatório Floresta e comprometem o fornecimento em várias regiões da capital

O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) divulgou uma nota oficial neste domingo (20) informando que, desde as 14h30 de sábado (19), o Reservatório Floresta está sem energia elétrica, o que tem afetado o abastecimento de água em diversos bairros da capital acreana.

Segundo o órgão, apesar de múltiplas solicitações enviadas à concessionária de energia, o serviço não foi restabelecido até o momento, deixando dezenas de comunidades sem fornecimento de água.

Falta de água atinge diversos bairros de Rio Branco, deixando moradores em situação de emergência/Foto: Reprodução

Áreas afetadas

Os bairros prejudicados incluem várias localidades atendidas pelos centros de abastecimento (CRs) Portal, Floresta/Calafate e Horto Florestal. Entre as áreas afetadas estão:

CR Portal: Portais I, II e III, Morada Nova, Residencial Jequitibá, Novo Calafate, e Ufac, além de outras comunidades como São Miguel e Universitário.

CR Floresta/Calafate: Tucumã, João Eduardo, Novo Horizonte, Bela Vista, e vários conjuntos como Village Tiradentes e Primavera.

CR Horto Florestal: Conjuntos Solar, Procon, e bairros como Manoel Julião, Nova Estação, e Jardim América.

Além disso, a nota informa que o eixo de uma das bombas da Estação de Tratamento de Água I (ETA I) quebrou na tarde de sexta-feira (18) devido às constantes quedas e oscilações de energia. A falha na bomba reduziu significativamente a produção de água, afetando o abastecimento nas regiões da Estação Experimental, Centro e São Francisco.

Esforços para normalização

De acordo com o Saerb, equipes estão trabalhando ininterruptamente para solucionar os problemas e normalizar o fornecimento. A entidade reforçou seu comprometimento com a população, mas destacou que a situação depende do restabelecimento da energia elétrica nos sistemas afetados.

Os moradores das áreas atingidas aguardam uma rápida solução para o problema, especialmente em razão do impacto na rotina diária e no acesso a um serviço essencial como o abastecimento de água.

NOTA SAERB DE ABASTECIMENTO

O SAERB informa que em detrimento da falta de energia no Reservatório Floresta, ocorrido desde às 14:30 de ontem (19/10) e sem retorno até o momento, apesar de inúmeras solicitações do Saerb junto a Energia, as áreas abaixo descritas estão sem abastecimento desde ontem, sendo eles:

ABASTECIMENTO CR PORTAL

* Portais I, II e Ill
* Morada Nova
* Valdemar Maciel
* Resid. Jequitibá
* Novo Calafate
* Israel Lira
* Laélia Alcântara
* Parte do Wilson Ribeiro
* Pólo Geraldo Mesquita.
* Aroeira.
* Universitário
* Jorge Kalume
* Lot Chácara Ipê
* Ufac
* Portal Ipê e INTO
* Penal e Pólo Geraldo Mesquita.
* São Miguel
* Conjuntos Ilson Ribeiro

CR FLORESTA/CALAFATE

* Novo Esperança
* Jardim de Alah
* Conj Esperança
– Doca Furtado
– Jardim Europa
– Village Tiradentes
– Primavera
– Habitat Brasil
– Vila Betel
– Resid Araçá
– Fundhacre
– Pedro Roseno
– Tucumã
– Rui Lino l, ll e lll
– Resid Iolanda
– Parque das Palmeiras, Resid Rio Branco
– Lot Mariana
– Village Tiradentes
– Primavera
– João Eduardo
– Bela Vista
– Novo Horizonte.
* Joafra
* Mocinha Magalhães
* Distrito Industrial
* Alphaville
* Floresta Sul
* Maria Iris
* Ecoville
* Via Parque
* Shopping Via Verde

CR HORTO FLORESTAL
– Conj Solar
* Conj Procon
* Vila Ivonete
* Conquista
* Manoel Julião
* Nova Estação
* Geraldo Fleming
* Jardim América
* Avenida Antônio da Rocha Viana
* Conj Vilage
* Parte da Av Getúlio Vargas.

Informamos, ainda, que em detrimento de inúmeras quedas e oscilação de energia, ocorridos na tarde do dia 18/10, houve quebra do eixo de umas das bombas de captação da ETA I, reduzindo significativamente a produção de referida ETA, comprometendo o abastecimento da regional Estação Experimental, Centro e São Francisco. A equipe do SAERB está desde ontem empenhada para normalizar os serviços.

A Energisa procurou ao ContilNet para apresentar nota de esclarecimento:

Saerb – problema na rede elétrica interna do cliente

A Energisa informa que encaminhou uma equipe até o local e constatou que a falta de energia é decorrente de um defeito na rede elétrica interna do cliente, ou seja, não é de responsabilidade da Energisa.

Sendo assim, o cliente já foi informado para que realize os reparos necessários em sua rede elétrica. A Energisa também se colocou à disposição para apoiar no que for necessário.

Saiba mais: Falta de água em Rio Branco é causada por problema na rede elétrica interna do reservatório, diz Energisa

PUBLICIDADE