A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) disponibilizou o aplicativo de mensagens Telegram como canal complementar de atendimento emergencial, nos números 181, 190, 192 e 193, que correspondem ao Disque-denúncia, Polícia, Samu e Corpo de Bombeiros, respectivamente.
A ferramenta, que começou a ser utilizada em 2021, oferece à população mais uma alternativa além dos números de ligação tradicionais. Segundo o secretário de Segurança Pública, o novo canal de comunicação busca modernizar e ampliar o acesso aos serviços de emergência.
“Essa é uma alternativa muito importante, não só para modernizar o serviço, mas principalmente para ampliar as possibilidades de acesso. A iniciativa faz parte de um esforço contínuo para otimizar os canais de comunicação e melhorar a assistência à população”, ressalta.
Entre 1º de janeiro e 16 de dezembro de 2024, o Centro de Comando e Controle (Cicc) da Sejusp registrou 330.435 ligações pelos canais convencionais e 359 atendimentos realizados via Telegram.
Passo a passo para usar o Telegram como canal emergencial
Para acessar o serviço pelo Telegram, os cidadãos devem seguir estas etapas:
- Abra o aplicativo Telegram em seu dispositivo.
- Na barra de pesquisa, digite “PM_AC_190”.
- Inicie uma conversa com o Assistente Virtual.
- Forneça informações básicas, como o tipo de emergência e o município onde ocorreu.
- Aguarde a transferência para um atendente especializado.
- As informações serão registradas no sistema oficial, e a equipe operacional será acionada.
Com informações Agência de Notícias do Acre