O último final de semana de 2024 será como os típicos dia de verão. Em quase todo o Brasil, a previsão é de tempo fechado, com pancadas de chuvas ao longo do sábado e do domingo, mas com altas temperaturas. Entre as capitais, apenas Campo Grande (MS) não tem previsão de chuva para os dois dias, com a cidade podendo registrar 32°C de máxima neste sábado e chegar aos 34°C no domingo. Nesta sexta, a máxima registrada no país ocorreu em Oeiras, no Piauí, que bateu 40,5°C.
O volume de chuvas é resultado da atuação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que se formou nesta quinta-feira e deve atuar na porção central do país ao menos até a próxima segunda, segundo o Climatempo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu diversos avisos de chuvas intensas que cobrem os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. Em todas estas regiões, a expectativa é de que chova até 100mm por dia, além da ocorrência de fortes ventos.
De menor intensidade, outros alertas de chuva foram emitidos para os estados de Santa Catarina, Paraná, Bahia, Piauí, Roraima, Pará, Maranhão, Acre e Amazonas. Nestas regiões, o volume de chuva não deve ultrapassar os 50mm por dia.
Veja imagens de domingo chuvoso e frio no Rio de Janeiro
A região Sudeste terá contrastes, com a máxima prevista de 25°C neste sábado e 24°C no domingo em Belo Horizonte e 25°C e 23°C em São Paulo, enquanto que Vitória, no Espírito Santo, deve bater 34°C e 35°C. No Rio, com o tempo fechado, as máximas não passam de 29°C (sábado) e 30°C (domingo).
No Sul, Porto Alegre não passa dos 28°C nos dois dias, enquanto que em Florianópolis os termômetros devem chegar aos 29°C (sábado) e aos 26°C (domingo). Curitiba deve registrar 27°C e 26°C.