Alguns produtos foram tão marcantes para os usuários que, mesmo após serem “ultrapassados” por inovações tecnológicas, ainda despertam o interesse e a nostalgia de muitos fãs de bugigangas tecnológicas. É o caso do Tamagotchi, a mascote virtual que foi febre nos 1990 e 2000, e do laptop da Xuxa, o primeiro “PC gamer” de muitos baixinhos.
Walkman, Cybershot e Game Boy são outros exemplos dispositivos icônicos que rompem a barreira do tempo e, portanto, compõem a lista. A seguir, o TechTudo relembra alguns produtos que foram descontinuados e, em alguns casos, até tentaram retornar em algum momento. Confira.

Tamagotchi é um dos brinquedos tech que marcou gerações — Foto: Divulgação/Bandai
Confira, no índice abaixo, todos os eletrônicos nostálgicos que você vai encontrar na matéria.
- Tamagotchi
- Laptop da Xuxa
- Game Boy
- Câmera Cybershot
- Walkman e Discman
- Computadores dos anos 1990/início dos 2000
- TV de tubo
1. Tamagotchi
Tamagotchi foi uma febre na década de 1990, tornando-se o “pet virtual” de muitas crianças da época. O bichinho foi tão popular que, no Brasil, surgiram modelos “paralelos” e mais baratos que tentavam emular o funcionamento do dispositivo da Bandai. Era uma espécie de pager com tela monocromática que apresentava um bichinho que exigia cuidados constantes de seus donos. O objetivo era cuidar, alimentar e interagir com o animal virtual a fim de mantê-lo em plena condição.
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É claro que o cuidado demandava tempo e atenção, o que fazia com que jovens e crianças levassem seus dispositivos para a escola — e isso se tornou um problema para alguns alunos, que acabaram tendo seus bichinhos confiscados até o fim das aulas. A Bandai já fez alguns relançamentos do Tamagotchi. O mais recente foi em 2024 com o Tamagotchi Connection, que prometia atualizar o brinquedo para atrair novos fãs e claro, os saudosistas pelo hobby. Nos anos 2010, um app bastante similar aproveitou esse formato, o Pou.
2. Laptop da Xuxa
O laptop da Xuxa foi muito popular entre o final dos anos 1990 e início dos anos 2000. O brinquedo educativo simulava a aparência de um notebook, com teclado, display e até mouse, e apresentava diferentes tarefas para crianças pequenas — que envolviam matemática, música, inglês e outros temas. A proposta do produto, portanto, era bem similar ao do Pense Bem, da TecToy.
Curiosamente, hoje em dia, quem fala a expressão “laptop da Xuxa” provavelmente está se referindo a um notebook barato ou limitado, já que o nome virou sinônimo de “PC fraco”. Hoje em dia, não faz sentido relançar o laptop da Xuxa, já que as crianças contemporâneas brincam com tablets ou mesmo notebooks de verdade — que são bem mais avançados tecnologicamente.
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3. Game Boy
Se hoje a Nintendo domina o mercado de videogames portáteis com seu híbrido Nintendo Switch, a expertise da marca começou em abril de 1989 com o lançamento de seu primeiro console portátil com jogos cambiáveis, o Nintendo Game Boy. Com display de cristal líquido monocromático de 2,6 polegadas, o console, que contava com um processador de apenas 4,19 MHz, tornou-se uma verdadeira febre entre fãs de videogames, principalmente por popularizar títulos como Tetris e Pokémon.
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Com vendas nas casas dos 118 milhões de unidades, o Game Boy ganhou diversas revisões de hardware, que adicionaram displays coloridos, deixaram o dispositivo mais compacto e claro, aprimoraram o desempenho do console. Ainda muito procurado por colecionadores, o Game Boy original pavimentou o caminho da Nintendo nos portáteis e, sem dúvida, é um dos grandes produtos de tecnologia da história contemporânea.
4. Câmera Cybershot
Lançada em 1996, a linha de câmeras digitais da Sony Cybershot foi um produto de sucesso que possibilitava a captura de imagens dispensando o uso de filmes fotográficos — o que hoje é bastante comum, mas, na época, era bastante inovador. Além de compactas, tinham designs coloridos e um apelo mais jovem, o que fez com que fosse um item bastante desejado pela juventude dos anos 2000.
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Embora não entreguem uma qualidade de imagem tão boa considerando os padrões atuais, as câmeras Cybershot voltaram à moda nos últimos anos. Considerado um item “retrô”, alguns jovens buscam nesse modelo a estética dos anos 2000 e a possibilidade de registrar momentos em festas e confraternizações sem ter que usar o celular.
5. Walkman e Discman
Ouvir suas músicas em qualquer lugar é uma ideia bastante antiga, mas, somente em 1979, a Sony lançou o Walkman, um dispositivo que permitia ouvir fitas cassetes de forma portátil utilizando fones de ouvido. Um pouco depois, em 1984, a empresa criou um tocador de CDs, o Discman CD-50. Ambos os produtos revolucionaram o modo de ouvir música na época, mas, com a chegada do formato MP3, eles acabaram substituídos. Alguns anos depois, foi a vez dos smartphones substituírem os MP3s, mas os Walkmans e Discamans continuam bastante requisitos por colecionadores e entusiastas.
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6. Computadores dos anos 1990/início dos 2000
Os computadores dos anos 90 e 2000 eram bem diferentes do que temos hoje à disposição, o que pode ser verificado quando vemos os números oferecidos pelos processadores populares da época. Chips como o Intel 486 de 1989, por exemplo, contavam com clock de até 100 MHz e cache de 8 KB a 16 KB. Já no meio da década de 90 o mercado começou a receber algumas soluções de placas de vídeo dedicadas, com modelos de marcas como Voodoo, ATI (que hoje faz parte da AMD), Matrox e Nvidia.
Apesar da pouca performance em comparação a chips modernos, é preciso lembrar que os processadores da época tinham que lidar com aplicações bem mais simples. E nada disso é empecilho para que os internautas de hoje lembrem desses dispositivos com nostalgia.
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7. TV de tubo
As TVs de tubo, que também eram conhecidas como CRT por conta da tecnologia utilizada, perderam espaço no início dos anos 2000 com a chegada de televisores com tecnologia LCD (display de cristal líquido). O termo “tubo” se referia ao formato da parte interna, contando com um canhão de elétrons que disparava raios sobre uma tela de fósforo para formar as imagens.
A tecnologia CRT fazia com que as TVs fossem bem grandes e pesadas, apesar de as telas terem, em média, 20 polegadas. A resolução dos displays também era bem inferior ao que encontramos hoje, sendo em média de 480i, o que também acabava fazendo com que o formato da imagem, ou proporção de tela fosse diferente.
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