A atriz Fernanda Montenegro, 95, leu uma carta aberta para a filha, Fernanda Torres, 59, apĂłs ela ganhar o prĂȘmio de Melhor Atriz de Filme DramĂĄtico, no Globo de Ouro, no Ășltimo domingo (5).

Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, mãe e filha/Foto: Divulgação/Globo
âDesde os 12 anos, no grupo Tablado, de Maria Clara Machado, a Nanda jĂĄ acontece como um ser criativo. Cinicamente, Ă© uma vocacionada desde cedo. No filme âInocĂȘnciaâ, de 1983, direção de Walter Lima Jr, a atriz se apresenta plenamente. Eu lembro alguns de seus importantes filmes: âA Marvada Carneâ, direção de AndrĂ© Klotzel. Lembro de âEu Sei Que Vou Te Amarâ, de Arnaldo Jabor, que lhe deu o prĂȘmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes em 1986â, começou Fernanda Montenegro na carta.
âComo mĂŁe e filha, ou filha e mĂŁe, nĂłs fizemos âFogo e PaixĂŁoâ, âTraiçãoâ, âRedençãoâ, direção de Claudio Torres, âCasa de Areiaâ, direção de Andrucha Waddington, filme de aceitação e premiaçÔes internacionais.Tendo como base o teatro, estivemos juntas muitas vezes, nos palcos deste paĂs, e em palco alĂ©m fronteiraâ, relembrou.
âFernanda Ă© comprovadamente escritora e cronista respeitada, lida. Lida! O prĂȘmio do Globo de Ouro reconhece, pontua e ilumina essa grande atriz brasileira que Ă© Fernanda Torres. Ă um fato difĂcil de se alcançar. Eu sei na pele. Como artistas criadores, nĂłs somos representantes de uma cultura altamente referencial, mas abaixo da linha do equadorâ, continuou a atriz.
âDe vez em quando nĂłs conseguimos atravessar essa linha, temos o reconhecimento do nosso talento amplo e irrestrito. De pĂ©, vi minha filha comovida e agradecida. Eu aplaudo Fernanda Torres. Bravo, minha filha, bravo!â, concluiu Fernanda Montenegro.
Fernandona, carinhosamente apelidada pelos fĂŁs, leu a carta durante entrevista ao canal GloboNews, nesta segunda-feira (6).
Melhor Atriz de Drama
Torres ganhou o prĂȘmio por sua atuação no longa âAinda Estou Aquiâ, dirigido por Walter Salles e inspirado no livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, no qual ele conta a histĂłria real de sua famĂlia.
O filme acompanha a trajetĂłria da mĂŁe de Marcelo, Eunice Paiva (Fernanda Torres), que precisa reorganizar sua vida e a vida dos filhos depois que seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello), Ă© levado por militares durante a ditadura militar no Brasil e some sem deixar rastros.
Fernanda Torres mostrou sua potĂȘncia como atriz e estĂĄ recebendo o reconhecimento internacional da indĂșstria por sua interpretação de Eunice Paiva, mas ela nĂŁo foi a primeira escolha de Walter Salles para o papel.
Fernanda Montenegro jĂĄ concorreu ao Globo de Ouro em 1999 por sua atuação no filme âCentral do Brasilâ, mas perdeu a estatueta para Cate Blanchett, que era protagonista do longa-metragem âElizabethâ. Contudo, o filme de Walter Salles ganhou como Melhor Filme Estrangeiro.
Na época, Salles, Fernandona e Vinicius Oliveira subiram ao palco para receber a honraria. Por este motivo, Torres fez questão de salientar que a mãe tinha subido no mesmo palco 25 anos antes. Em um discurso de improviso, a veterana disse na época:
âMeu inglĂȘs nĂŁo Ă© bom, mas minha alma Ă© melhor. VocĂȘs escolheram. Em nome de nosso produtor Arthur Cohn, um verdadeiro leĂŁo, Walter Salles, um maravilhoso diretor, Michael Barker, Tom Bernard e Marcy Bloom, da Sony Classics, muito obrigado por seu apoio a âCentral do Brasilâ. Estou muito, muito feliz que nosso filme foi tĂŁo bem recebido e tocou seus coraçÔes. Muito obrigadaâ, disse.
Pouco tempo depois, o nome de Fernanda apareceu indicada como Melhor Atriz â um feito inĂ©dito para o Brasil â no Oscar de 1999. âCentral do Brasilâ tambĂ©m foi indicado como Melhor Filme Estrangeiro, mas nenhum dos dois levou o prĂȘmio.

