O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) sabia e concordou com o plano de matar o presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT). As informaçÔes constam em denĂșncia da Procuradoria-Geral da RepĂșblica (PGR) na noite desta terça-feira (18/2).
Bolsonaro e outras 33 pessoas foram denunciadas ao Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a denĂșncia apresentada pelo procurador-geral da RepĂșblica, Paulo Gonet, o plano denominado âPunhal Verde e Amareloâ foi impresso em uma impressora do PalĂĄcio do Planalto pelo general da reserva MĂĄrio Fernandes, ex-nĂșmero dois da Secretaria-Geral da PresidĂȘncia no governo Bolsonaro.

Bolsonaro e outras 33 pessoas foram denunciadas ao Supremo Tribunal Federal (STF)/Foto: @vinicius.foto
O documento foi impresso em 6 de dezembro de 2022, Ă s 18h09. Naquele dia, segundo Gonet, estavam sendo concluĂdas reuniĂ”es preparatĂłrias para um decreto golpista. A Procuradoria-Geral da RepĂșblica (PGR) identificou, por meio da anĂĄlise de registros de EstaçÔes RĂĄdio Base (ERBs), que, alĂ©m do general, tambĂ©m estavam presentes no local o ajudante de ordens Mauro Cid, Rafael Martins de Oliveira, conhecido como âJoeâ, e o prĂłprio presidente Bolsonaro.
âA presença de JAIR BOLSONARO no local Ă© confirmada pelo grupo de WhatsApp denominado âAcompanhamentoâ, composto pelos ajudantes de ordens do entĂŁo Presidente, que informavam diariamente a sua localização. Em 6.12.2022, Diniz Coelho, Ajudante de Ordens, comunicou, Ă s 17h56: âPR no Planaltoâ e, somente Ă s 18h31, relatou âPR no Alvoradaââ, escreveu Gonet na denĂșncia.
DenĂșncia
Bolsonaro e outras 33 pessoas foram denunciadas pelos crimes de abolição violenta do Estado DemocrĂĄtico de Direito, golpe de Estado e organização criminosa armada. Eles tambĂ©m poderĂŁo responder por dano qualificado pela violĂȘncia e grave ameaça, contra o patrimĂŽnio da UniĂŁo, e com considerĂĄvel prejuĂzo para a vĂtima e deterioração de patrimĂŽnio tombado.
A denĂșncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) ocorre apĂłs uma força-tarefa da PGR analisar inquĂ©rito da PolĂcia Federal com mais de 884 pĂĄginas sobre as investigaçÔes que levaram ao indiciamento de 40 pessoas no total.
O procurador-geral da RepĂșblica, Paulo Gonet, considerou que o ex-presidente da RepĂșblica seria o lĂder de uma organização criminosa que atuou para planejar um golpe de Estado, que o manteria no poder mesmo apĂłs derrota para Lula (PT) nas eleiçÔes de 2022.
