Após reunião da executiva nacional do Progressista, na noite de terça-feira (18), em Brasília, o presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira (PI), anunciou que o Partido está pronto para formar uma federação com o União Brasil.
Até o momento, o UB não comunicou sua posição, mas deve realizar reunião ainda esta semana para tratar do assunto. Caso a federação ocorra com uma fusão das duas siglas, o grupo político terá a maior bancada de deputados federais e senadores do Congresso Nacional.
A composição deve ter reflexos imediatos no Acre, onde o UB tem dois senadores (Márcio Bittar e Alan Rick) e três deputados federais (Coronel Ulysses Araújo, Meire Serafim e Eduardo Veloso), enquanto o PP tem, além do governador Gladson Cameli, a vice-governadora Mailza Assis, e três deputados federais (Socorro Neri, Zé Adriano e Zezinho Barbary). Uma federação partidária entre o Progressista e o União Brasil teria 109 deputados (59 do União e 50 do PP) e 13 senadores (seis do PP e sete do União). Essa superfederação teria o comando de quatro ministérios no governo petista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
VEJA MAIS: PP aprova federação e depende agora da decisão do União Brasil: “Melhor caminho”, diz Mailza
A federação, no Acre, teria a defecção em relação aos dois senadores: Márcio Bittar vem anunciando desde às eleições municipais de 2024 que irá se filiar ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro para concorrer à reeleição, e Alan Rick, que lidera as pesquisas de opinião pública para o Governo do Estado em 2026 – embora tenha ainda mais quatro anos de mandato – tem se manifestado contrário à formação de uma federação com o Progressista porque, segundo ele, a maioria dos membros da executiva nacional é contra. Procurado pela reportagem do ContilNet, via ligações pelo aplicativo do WhatsApp, o senador não atendeu às chamadas e sua assessoria de imprensa no Acre aconselhou a espera da posição oficial do UB, que deve ser anunciada ainda esta semana.
Mas, em Brasília, o presidente nacional do Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira (PI) confirmou, na noite de terça-feira (18), que o partido aprovou dar sequência às tratativas para formar federação com o União Brasil. Representando o diretório do Progressista no Acre estavam presentes na reunião o vice-presidente regional Lívio Veras e o vice-prefeito e secretário municipal de Educação Alysson Bestene, também membro da executiva nacional da sigla.
Livio Veras e Alysson Bestene representaram o diretório do Progressistas do Acre na executiva nacional/Foto: Reprodução
CONFIRA TAMBÉM: Gladson confirma federação do PP com o UB e diz que partido terá candidato ao governo em 2026
“Em reunião convocada pela presidência do Progressista para consultar a Executiva Nacional sobre a formação de uma federação partidária com o União Brasil, após intensa discussão, deputados federais, senadores, presidentes de diretórios estaduais decidiram, por unanimidade, dar pleno aval à presidência do partido para prosseguir as tratativas no sentido consolidar a criação da federação”, anunciou Ciro Nogueira, em suas redes sociais nesta manhã de quarta-feira (19).
