Ícone do site ContilNet Notícias

Casos de Síndrome Gripal no Acre disparam em 2025, e ultrapassam anos de 2023 e 2024

Por Suene Almeida, ContilNet

Até a semana epidemiológica 08 (SE 08/2025), o Acre registrou um total de 3.096 consultas relacionadas a síndromes gripais, atendidas nas três unidades sentinelas do estado, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde.

O estado possui uma baixa cobertura vacinal contra gripe/ Foto: Reprodução

Número que é o mais elevado do que o registrado no mesmo período nos dois anos anteriores. Em 2023 foram registradas 3.000 consultas por síndromes respiratórias, já em 2024  foram 2.239.

Outro ponto observado diz respeito à mudança na faixa etária mais afetada pelas doenças respiratórias agudas, que passou de jovens adultos entre 20 a 29 anos, em 2024, para a faixa de 20 a 39 anos em 2025.

Nestas primeiras semanas de 2025, das coletas realizadas, os resultados apontaram que os vírus SARS-COV-2, rinovírus, influenza B e adenovírus foram os mais frequentes, circulantes entre os pacientes nas unidades sentinelas do estado.

Uma equipe do Ministério da Saúde veio ao Acre após decreto de emergência/ Foto: Foto: Raphaella Donon/MS

Com o fortalecimento da vigilância das síndromes gripais nas unidades sentinelas do estado, por meio de monitoramento diário junto aos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHEs) e laboratórios, houve um aumento significativo nas coletas e notificações em 2025, se comparado ao mesmo período de 2024. Isso foi verificado em uma maior capacidade de identificação dos vírus que estão circulando no estado.

LEIA TAMBÉM: Ministério da Saúde chega ao Acre após decreto de emergência por explosão de casos de arboviroses

Em janeiro de 2025, diante da crescente quantidade de casos, o Governo do Acre decretou situação de emergência em saúde pública. A medida foi tomada em resposta não apenas ao aumento de síndromes gripais, mas também ao aumento de casos de arboviroses como dengue, zika e chikungunya.

Sair da versão mobile