O jornalista Francisco Willamis da Silva França, de 46 anos, foi preso na noite desta terça-feira (25) ao cumprir-se um mandado de prisão contra ele por tráfico de drogas. A prisão ocorreu na Delegacia de Flagrantes (Defla), em Rio Branco, enquanto ele registrava um boletim de ocorrência contra a ex-companheira.
De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Civil, Willamis França, como é mais conhecido, chegou à unidade de segurança pública por volta das 23h para formalizar a queixa. No momento em que seus documentos foram inseridos no sistema, um alerta vermelho foi acionado, indicando a existência de um possível mandado de prisão contra o jornalista.
O boletim de ocorrência foi registrado normalmente até o momento da entrega do documento a Willamis, quando ele foi informado sobre o mandado de prisão nº 0032032-90.2001.8.220501.01.0003-22, expedido pela Vara de Delitos de Tóxicos de Porto Velho (RO), por possível envolvimento com tráfico de drogas.
Entenda o crime
O crime de tráfico de drogas está previsto no artigo 33 da Lei nº 11.343/2006, que penaliza atos como importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar.
Diante da situação, os policiais deram voz de prisão a Willamis França, que foi conduzido à carceragem da Polícia Civil. Ele permanecerá à disposição da Justiça do Estado de Rondônia, responsável pela expedição do mandado.
O ContilNet não conseguiu contato com a defesa do jornalista. O espaço segue aberto.

