Peça teatral “Traga-me a cabeça de Lima Barreto” estreia em Rio Branco na próxima semana

Apresentações ocorrem na Usina de Arte João Donato, às 19h30 para o público em geral, e às 14h em especial para os estudantes

Reconhecido por sua trajetória no teatro e papéis de destaque na TV e cinema, o ator Hilton Cobra se apresenta dia 11 de abril em Rio Branco, capital acreana, com o premiado monólogo “Traga-me a Cabeça de Lima Barreto!”, em homenagem ao escritor carioca.

Peça teatral “Traga-me a cabeça de Lima Barreto” estreia em Rio Branco na próxima semana. Foto: Reprodução

O trabalho mostra uma imaginária sessão de autópsia na cabeça do escritor Lima Barreto, conduzida por um Congresso de Eugenistas no Brasil, início do século XX. A peça terá únicas apresentações na Usina de Arte João Donato, às 19h30 para o público em geral, e às 14h em especial para os estudantes.

Após a morte de Lima Barreto, os médicos eugenistas determinam a exumação do corpo, a fim de responder à seguinte pergunta: “Como um cérebro, considerado inferior pelos eugenistas da época, poderia ter produzido e publicado obras literárias de qualidade, se a arte nobre e da boa escrita deveria ser um privilégio das raças consideradas superiores?”. A partir desse embate, a peça mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto, refletindo sobre loucura, racismo e eugenia, a obra não reconhecida e os enfrentamentos políticos e literários de sua época.

Com direção de Onisajé (Fernanda Júlia) e texto de Luiz Marfuz, os ingressos para assistir “Traga-me a Cabeça de Lima Barreto!” estão sendo vendidos por R$ 30 ou R$ 15 a meia.

PUBLICIDADE