Emocionante! Defensoria Pública do Acre viabiliza reencontro de pai e filha após dois anos separados

O encontro ocorreu na ultima sexta-feira (28)

A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) promoveu, na última sexta-feira (28), o reencontro entre um pai e sua filha de 7 anos após mais de dois anos sem contato. A ação foi conduzida pelo programa Rede Humanizada de Apoio a Meninas e Meninos (Rhuamm) e pelo Subnúcleo de Direitos Humanos 1, em parceria com o Conselho Tutelar, órgãos de assistência social e forças de segurança, garantindo que o momento ocorresse de forma segura e respeitosa.

Após dois anos pai e filha voltam a se encontrar/Foto: Bruno Medim

Residente em Toledo (PR), o pai descobriu que a filha estava em outro estado, mas enfrentava dificuldades para localizá-la. Após buscar auxílio do Conselho Tutelar de sua cidade, ele entrou em contato com a DPE/AC, que passou a acompanhar o caso. Com informações obtidas por meio da rede estadual de ensino, a equipe do Rhuamm conseguiu identificar a última residência conhecida da menina, possibilitando sua localização.

Para garantir a segurança da criança durante o reencontro, a Defensoria acionou o Conselho Tutelar e o policiamento comunitário. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) também acompanhou a situação, reforçando o compromisso com o bem-estar da menor.

Após o reencontro, o pai recebeu orientações sobre os procedimentos legais para a regularização da guarda da filha. Um relatório técnico foi elaborado pela DPE/AC para subsidiar futuras decisões judiciais sobre o caso.

PUBLICIDADE