O empresário Júnior Betão, que foi deputado federal pelo Acre no período de 2003 a 2007, estaria se preparando para voltar à política em 2026, como candidato, novamente, à Câmara Federal. A informação foi veiculada na tarde desta quarta-feira em grupos nas redes sociais por pessoas próximas ao empresário, o qual, segundo familiares, foi submetido a um procedimento cirúrgico e está impossibilitado de falar.
O tio do ex-deputado, Tarcísio Pinheiro, que foi deputado estadual por quatro mandatos, não confirmou a informação. “Se ele for, não conversou com a família ainda”, disse o ex-deputado estadual, ao negar que a família Pinheiro, cujo líder, com o falecimento do patriarca Francisco Pinheiro, passou a ser o empresário Edilberto Afonso, o “Betão”, tenha deixado a política. “Esse é um negócio que a gente sai, mas ela não sai da gente”, disse Tarcísio Pinheiro.
Além de Júnior Betão e Tarcísio, a família Pinheiro também teve a vereadora Beth Pinheiro, atualmente sem mandato. Mas, em 2024, a mesma família elegeu em Rio Branco o vereador mais votado, Bruno Moraes, do PP, com mais de cinco mil votos naquele pleito.
Por conta de sua votação, Bruno Moraes, filho de uma das irmãs de “Betão” e Tarcísio, Eneida Moraes, é apontado como provável candidato a deputado estadual, mas uma possível candidatura sua à Assembleia Legislativa esbarraria fatalmente no deputado estadual Fagner Calegário (Podemos), que foi um de seus principais cabos eleitorais e buscará a reeleição para o terceiro mandato, em 2026. Restaria, portanto, a Bruno Moraes a alternativa de concorrer à Câmara Federal.

Bruno Moraes é sobrinho de Júnior Betão; estaria disposto a atrapalhar o retorno do tio á política?/Foto: Reprodução
Caso o primo Júnior Betão resolva voltar à política, o vereador enfrentaria o primo que foi eleito como um dos deputados mais votados do pleito de 2002?
É a pergunta que fica.