Início / Versão completa
Destaque 2

Fusão do PP com o UB será anunciada na próxima terça; Gladson vai comandar grupo no Acre

Por Tião Maia, ContilNet 24/04/2025 07:33 Atualizado em 24/04/2025 13:59
Publicidade

Agora já não há mais dúvida: o anúncio formal de criação de uma federação partidária formada pelo Progressistas e o União Brasil, dois dos maiores partidos do Congresso Nacional, fundidos numa única sigla, será no dia 29 (terça-feira que vem). O anúncio foi feito conjuntamente em Brasília pelos presidentes do União Brasil, o advogado Antônio de Rueda, e do Progressistas, Ciro Nogueira, senador pelo Piauí. A intenção é a criação de um novo megapartido do Centrão.

Publicidade

Antônio Rueda é presidente nacional do UB e Ciro Nogueira é presidente do PP/Foto: Reprodução

Rueda chegou a fazer uma publicação nos stories do Instagram acompanhado de Ciro e mencionando os partidos com a legenda: “Vem novidade boa em breve!!!”, seguida de uma foto sua ao lado de Ciro Nogueira.

Com a formação, a federação se tornará a maior bancada da Câmara com 109 parlamentares, ultrapassando com folga o PL, com 92. Isso significa o direito à maior fatia do fundo eleitoral na eleição de 2026. Ou seja, o megapartido assume o direito à maior fatia do fundo eleitoral em 2026 e se tornaria peça-chave nas alianças da próxima eleição.

De acordo com a prévia apresentada na reunião na última terça-feira (19), a cúpula da federação terá a palavra final nos três maiores colégios eleitorais do Brasil: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além disso, a direção também tomará as decisões sobre Distrito Federal, Maranhão, Paraíba, Sergipe e Tocantins.

O comando do partido vai ficar com o governador Gladson Cameli no Acre/ Foto: Reprodução

O PP de Ciro Nogueira ficará com o comando do Acre, Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina. No caso do Acre, o comandante da nova sigla será o governador Gladson Cameli, que é o presidente da executiva regional do Progressistas.

Enquanto o União Brasil, presidido por Antônio de Rueda, comandará as decisões nos estados do Ceará, Goiás, Amazonas, Bahia, Amapá, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Norte e Rondônia.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.