Após fortes rajadas de vento, árvores desabam em diversos pontos de SP

apos-fortes-rajadas-de-vento,-arvores-desabam-em-diversos-pontos-de-sp

Após fortes rajadas de vento no início da tarde desta quarta-feira (28/5), diversas árvores caíram em diferentes pontos da Grande São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, a partir das 11h30, foram registradas 52 ocorrências envolvendo queda ou risco relacionado a árvores na região metropolitana.

Até o momento, há registros de quedas de árvores nas regiões do Campo Limpo e Sacomã, na zona sul, em Embu das Artes, na região metropolitana, e no Tatuapé, na zona leste paulistana.

O caso mais grave aconteceu no Tatuapé, onde, conforme os bombeiros, uma árvore caiu em via pública e atingiu duas pessoas. As vítimas, um homem e uma mulher, sofreram traumas na cabeça e precisaram ser socorridos ao hospital. O homem se encontra em estado grave, enquanto a mulher está consciente.

Leia também

Já na região do Campo Limpo, na Rua José Maria Lisboa, a árvore caiu sobre veículos e não atingiu nenhuma vítima no local. Contudo, os bombeiros afirmam que o tronco e as folhas bloquearam quatro faixas de carros da rua. Há necessidade de corte e poda com apoio da Enel e policiamento.

2 imagensSegundo o CGE, nas próximas horas, as rajadas de vento podem atingir os 60km/hFechar modal.1 de 2

A árvore atingiu um carro e uma moto, mas não deixou ninguém ferido

Reprodução/TV Globo2 de 2

Segundo o CGE, nas próximas horas, as rajadas de vento podem atingir os 60km/h

Reprodução/TV Globo

Procurada pelo Metrópoles, a Enel afirma que os ventos fortes atingiram a área de concessão da companhia nesta quarta-feira (28/5) e provocaram quedas de árvores e galhos sobre a rede elétrica, danificando trechos da rede de distribuição em diversos pontos. Neste momento, mesmo sem chuva forte, 123.661 clientes da Enel estão sem energia na capital e Grande São Paulo.

“A distribuidora reforçou as equipes em campo que, no momento, atuam para normalizar o fornecimento de energia para cerca de 1,4% de unidades atendidas pela empresa na Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital”, afirmou, em nota, a companhia.

Aproximação de frente fria

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a aproximação de uma frente fria está gerando um aumento de nuvens e das rajadas de vento na capital e na região metropolitana. O órgão alerta para não permanecer embaixo de árvores e da rede elétrica.

Com base nas informações do CGE, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) decretou às 8h desta quarta, estado de alerta para baixas temperaturas em toda a capital paulista. Além disso, há previsão para chuvas isoladas de intensidade leve nas próximas horas e os ventos podem superar os 60 Km/h.

Maiores rajadas de vento até às 12h20:

  • 57,4 Km/h – Aeroporto de Congonhas, zona sul, às 11h00.
  • 55,6 Km/h – Aeroporto de Congonhas, na zona sul, às 12h00.
  • 52,1 Km/h – Estação Meteorológica Santana, zona norte, às 11h20.
  • 51,9 Km/h – Aeroporto de Congonhas, zona sul, às 10h43.
  • 43,9 Km/h – Estação Meteorológica Ipiranga, zona sudeste, às 11h20.
  • 39,9 Km/h – Estação Meteorológica Marsilac, zona sul, às 11h40.
  • 42,6 Km/h – Estação Meteorológica CGE-SE, centro, às 10h40.
  • 36,2 Km/h – Estação Parelheiros-Barragem, zona sul, às 12h10.
  • 37,5 Km/h – Estação Meteorológica Capão Redondo, zona sul, às 12h20.
  • 37,0 Km/h – Aeroporto Campo de Marte, zona norte, às 11h00.
  • 35,9 Km/h – Estação Capela do Socorro, zona sul, às 12h00.
  • 35,2 Km/h – Estação Meteorológica Cidade Ademar, zona sul, às 11h50.
  • 35,2 Km/h – Estação Meteorológica Penha, zona leste, às 12h00.