CAU/DF condecora bloco H da 308 Sul e faz tributo a Ana Paula Araújo

cau/df-condecora-bloco-h-da-308-sul-e-faz-tributo-a-ana-paula-araujo

Na última terça-feira (27/5), o icônico bloco H da quadra 308 da Asa Sul foi contemplado com o Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília. Proposta pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF), a iniciativa reconhece e valoriza edificações que preservam a arquitetura moderna da cidade.

Ana Paula Carneiro de Araújo, que era síndica do bloco até falecer, aos 59 anos, em 31 de março deste ano, ganhou uma emocionante homenagem durante a entrega do selo. Ela foi responsável por conduzir a obra de restauração e manutenção do edifício, mantendo sua originalidade. Infelizmente, não chegou a saber da boa notícia.

Leia também

O projeto de reforma, assinado pelo Ateliê Paralelo, do arquiteto Thiago Andrade, levou 10 anos para ser concluído, devido à dificuldade de se encontrar os materiais necessários. Visto que eram da década de 1960, alguns tiveram que ser fabricados.

Selo CAU/DF - Arquitetura de Brasília concedido ao bloco H da quadra 308 SulSelo CAU/DF – Arquitetura de Brasília concedido ao bloco H da quadra 308 Sul
Fotografia da saudosa síndica Ana Paula Araújo com o marido, DudaFotografia da saudosa síndica Ana Paula Araújo com o marido, Duda Moll

Lembrada pelo grande amor e cuidado que tinha pelo prédio, Ana Paula lutou bravamente para manter as linhas originais do edifício, junto, é claro, a todos os moradores do bloco, que apoiaram a iniciativa e a obra.

“Foi uma comoção muito grande, tanto para a família dela quanto para o próprio CAU/DF, saber do ganho do selo”, descreveu Giselle Moll, arquiteta e urbanista, ex-conselheira do CAU/DF e cunhada de Ana Paula.

Segundo Giselle, Obecina Araújo, mãe da síndica e uma das primeiras moradoras do bloco H (1964), foi quem a representou na condecoração, ao lado do neto João Paulo Araújo. “Todos se lembraram de como ela foi categórica e batalhou para que fossem mantidas as características originais do prédio, fazendo, inclusive, a restauração de algumas peças. Ela encontrou restauradores para as luminárias, por exemplo, que eram originais desde 1963, quando o edifício foi concluído”, disse à coluna Claudia Meireles.

Mãe da Ana Paula, Obecina Araújo, recebe um presente das mãos do arquiteto Claudio SilvaMãe da Ana Paula, Obecina Araújo, recebe um presente das mãos do arquiteto Claudio Silva
Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF) entrega o Selo CAU/DF - Arquitetura de Brasília ao bloco H da quadra 308 da Asa SulConselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF) entrega o Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília ao bloco H da quadra 308 da Asa Sul

Na ocasião, além de colocar o Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília na entrada das portarias, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF) entregou um certificado nas mãos de Obecina Araújo em tributo à saudosa síndica pelo legado e exemplo que ela deixou para a capital da República.

Participaram da outorga o presidente do CAU/DF, Ricardo Meira; assim como os conselheiros Cláudio Silva (coordenador da Câmara Técnica de Patrimônio) e Mateus Rodrigues; a equipe do Ateliê Paralelo; a família de Ana Paula Carneiro de Araújo e moradores do bloco H.

Moradores do bloco H com a família de Ana Paula AraújoMoradores do bloco H com a família de Ana Paula Araújo
Familiares de Ana Paula Araújo se emocionam com homenagemFamiliares de Ana Paula Araújo se emocionam com homenagem

A Mansão dos Arcos, no Park Way, e uma casa no Lago Sul também foram contemplados com o Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.