Lélia Wanick Salgado, viúva de Sebastião Salgado, revelou que o marido foi diagnosticada com leucemia dois meses antes de morrer. O fotógrafo morreu no dia 23 de maio, aos 81 anos e também enfrentava problemas de saúde decorrentes da malária, doença que contraiu nos anos 1990.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Sebastião Salgado
Getty Images2 de 4
Sebastião Salgado
Getty Images3 de 4
Sebastião Salgado vivia em Paris, na França
Getty Images4 de 4
O fotógrafo Sebastião Salgado e a mulher, Lélia, serão homenageados pela Sotheby’s, nos EUA, em evento com a presença de Anitta
Reprodução/New Mag
Quem é Lélia Wanick Salgado
- Lélia Wanick Salgado tem 78 anos e é arquiteta, designer, curadora e ambientalista.
- Ao longo de várias décadas manteve uma intensa parceria, pessoal e profissional, com o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.
- O casal esteve junto por 61 anos, em uma relação marcada não apenas pelo amor, mas por uma colaboração artística fundamental.
- Foi Lélia quem editou livros e organizou as principais exposições de Sebastião ao redor do mundo, sendo considerada por muitos críticos e especialistas uma peça essencial para o sucesso e o impacto global da obra do fotógrafo.
Leia também
-
Foto de Sebastião Salgado integra lista das 25 imagens que definem uma era
-
Sebastião Salgado inspirou página de memes com 1 milhão de fãs
-
Entenda como a fama de Pelé já salvou o fotógrafo Sebastião Salgado
-
Sebastião Salgado preparava exposição para a COP30 sobre a Amazônia
Em entrevista ao Fantástico, Lélia contou que Sebastião descobriu que estava com leucemia em março e que a doença evoluiu muito rápido.
“Chegou muito severa e não tinha mais jeito, mais tratamento, não tinha nada. Isso a gente não esperava de jeito nenhum. Eu esperava que o remédio fosse dar jeito”, explicou Lélia sobre o quadro de saúde.
Lélia também afirmou que ainda não sabe como se sentir após a morte do marido, com quem foi casada por 61 anos. “Para falar a verdade, eu nem sei como eu estou. 61 anos não é brincadeira, né? É muito tempo de vida”, desabafou.