Ícone do site ContilNet Notícias

Bebê que pode ter sofrido queimaduras em hospital é levada em UTI aérea para MG

Por Redação ContilNet

A bebê Aurora Maria Oliveira Mesquita, que está com suspeita de queimaduras pelo corpo, foi transferida em UTI aérea para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte (MG), nesta quarta-feira (25), de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

SAIBA MAIS: Recém-nascida sofre queimaduras em maternidade do Acre e família denuncia

Recém-nascida recebe cuidados de uma equipe multiprofissional. Foto: Reprodução

A unidade é referência no tratamento de grandes queimaduras.

A família acusa a equipe do Hospital da Mulher e da Criança Irmã Maria Inete, em Cruzeiro do Sul, de ter causado queimaduras graves nas pernas da criança enquanto lhe dava banho, no último domingo (22).

A menina apresentou bolhas e teve a pele descolada nas pernas e nos pés. Após ser questionada, a equipe informou que a recém-nascida apresenta um quadro de uma doença rara chamada epidermólise bolhosa, que causa bolhas e feridas na pele e nas mucosas. A Sesacre solicitou uma biópsia para identificar a causa, mas o resultado do exame ainda não foi obtido.

A criança segue estável, de acordo com o órgão.

Técnica é afastada 

Diante da situação, a técnica de enfermagem responsável pelo banho foi afastada preventivamente de suas funções. A profissional é servidora efetiva e, segundo o secretário, será investigada. “Já pedimos o afastamento imediato da profissional, que é efetiva do quadro, e iniciamos a apuração dos fatos. Não compactuamos com negligência ou omissão. Em outros casos semelhantes, já afastamos e responsabilizamos profissionais”, destacou.

Um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foi instaurado para apurar com rigor as circunstâncias do ocorrido. Enquanto isso, Aurora segue entubada, sob cuidados intensivos e recebendo antibióticos. Apesar da gravidade, seu estado de saúde é considerado estável e, no momento, ela não corre risco de vida.

Veja o vídeo:

Sair da versão mobile