DF monitora oito pessoas que foram “expostas” em caso de gripe aviária

df-monitora-oito-pessoas-que-foram-“expostas”-em-caso-de-gripe-aviaria

Oito pessoas que foram “expostas” ao risco de infecção por gripe aviária no caso do Zoológico de Brasília estão sendo monitoradas. O secretário de Saúde do Distrito Federal, Juracy Lacerda, disse que nenhuma apresentou sintomas da doença até o momento.

Todas as oito pessoas em monitoramento trabalham no Zoo, onde foi encontrado morto um irerê (ave semelhante a um pato). Nessa terça-feira (3/6), foi confirmado que o animal morreu de infecção de gripe aviária, tornando-se o primeiro caso no DF.

6 imagensVisitantes encontraram os portões do Zoo de Brasília fechados O Zoo de Brasília permanece fechado para visitantes nesta quarta-feira (4/5)Entrada no Jardim Zoológico de Brasília ficará restrita até, ao menos, a próxima quinta-feira (12/6)Carros de funcionários do espaço são sanitizados por equipes do zooFuncionários passam a usar máscaras após suspeita de gripe aviária no Zoo de BrasíliaFechar modal.1 de 6

Zoológico de Brasília tem abertura prevista para a próxima quinta-feira (12/5)

Isabella Wagner/Metrópoles2 de 6

Visitantes encontraram os portões do Zoo de Brasília fechados

Isabella Wagner/Metrópoles3 de 6

O Zoo de Brasília permanece fechado para visitantes nesta quarta-feira (4/5)

Isabella Wagner/Metrópoles4 de 6

Entrada no Jardim Zoológico de Brasília ficará restrita até, ao menos, a próxima quinta-feira (12/6)

Isabella Wagner/Metrópoles5 de 6

Carros de funcionários do espaço são sanitizados por equipes do zoo

Isabella Wagner/Metrópoles6 de 6

Funcionários passam a usar máscaras após suspeita de gripe aviária no Zoo de Brasília

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O secretário de Saúde do DF enfatizou, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (4/6), que o vírus H5N1 tem baixa transmissibilidade para humanos. A infecção pode ocorrer em contato prolongado com o animal morto e, por isso, qualquer exposição deve ser comunicada.

“Há comunicação com vigilância sanitária e a gente passa a monitorar essas pessoas há 10 dias para verificar se vão apresentar sintomas gripais”, afirmou.

Mais cedo, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou que “o risco de contaminação em mamíferos, ou seres humanos, é muito baixo, mas existe, principalmente para quem manuseia os animais”.

O Zoológico de Brasília ficará fechado, incialmente, até 12 de junho. Áreas do local passarão por desinfecção. Se não houver nenhuma outra suspeita da doença, o Zoo poderá ser reaberto no dia 13.

O secretário de Agricultura do DF, Rafael Bueno, alertou a população para que fique atenta aos sintomas da gripe aviária e reporte qualquer suspeita para a pasta, pelo WhatsApp (61) 99154-1539. Os sintomas são: 

  • Pescoço tombado;
  • Tosse;
  • Espirro;
  • Diarreia;
  • Animal cambaleante ou morto.