Festival Acre Graffiti 2025 começa nesta sexta e reúne artistas do Brasil e mais 10 países

Com o tema “Floresta Marginal: a arte que ecoa”, o festival propõe uma ocupação artística e criativa dos espaços públicos

Começa nesta sexta-feira (27), em Rio Branco, a 4ª edição do Festival Acre Graffiti, reunindo mais de 100 artistas do Brasil e de outros 10 países. O evento será realizado até domingo (29), com programação intensa na Rua África, bairro Seis de Agosto, marcada por intervenções urbanas, mutirão de graffiti, oficinas, apresentações culturais e ações sociais gratuitas.

Com o tema “Floresta Marginal: a arte que ecoa”, o festival propõe uma ocupação artística e criativa dos espaços públicos, promovendo cultura, revitalização urbana e geração de renda por meio da economia criativa. De acordo com a organização, o evento recebeu mais de 700 inscrições de artistas, demonstrando o alcance e prestígio conquistados pelo festival nos últimos anos.

Com o tema “Floresta Marginal: a arte que ecoa”, o festival propõe uma ocupação artística e criativa dos espaços públicos / Foto: Cassisplay

 A abertura oficial ocorre nesta sexta-feira em evento reservado à imprensa, autoridades e convidados, no Teatro Hélio Melo. A partir de sábado (28), o público poderá acompanhar as atividades que começam às 9h e seguem até as 23h. Durante os três dias, um espaço de 500 metros de muros será transformado por grafiteiros, em um mutirão coletivo de arte urbana.

FIQUE POR DENTRO: Acre Grafitti dá nova vida ao bairro Seis de Agosto com Festival Internacional de Culturas Urbanas

Além das artes visuais, a programação também contempla oficinas educativas, espaço infantil, feiras, batalhas de poesia (slam) e shows com artistas locais e nacionais. A expectativa é que centenas de pessoas visitem o local diariamente, fortalecendo a cena cultural independente do Acre.

A programação também contempla oficinas educativas, espaço infantil, feiras, salm e shows com artistas locais e nacionais / Foto: Assis Lima

A programação aberta ao público do Festival Acre Graffiti começa no sábado (28), com o Mutirão de Graffiti a partir das 9h. Das 10h às 14h, acontecem as oficinas e atividades no Espaço Kids, voltadas para a educação artística e o entretenimento infantil. À tarde, das 15h às 18h, o público poderá acompanhar shows e apresentações no palco principal, encerrando o dia com a primeira fase da Central de Slam Nacional, das 18h às 23h.

No domingo (29), a programação continua com mais um dia de Mutirão de Graffiti, a partir das 9h. O período da manhã segue com oficinas e Espaço Kids, das 10h às 14h. Durante a tarde, das 15h às 18h, ocorrem novas apresentações artísticas e musicais. O festival se despede com a semifinal e final da Central de Slam Nacional, entre 18h e 23h.

O festival será realizado nos dias 28 e 29 de Junho / Foto: Assis Lima

Organizado pelo coletivo TRZ Crew e parceiros, com apoio de instituições culturais e artistas independentes, o Festival Acre Graffiti promete deixar uma marca visual e simbólica em Rio Branco. Mais do que arte nos muros, o evento reafirma a força da cultura urbana como ferramenta de transformação social.

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.