Uma série de elogios feitos pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), a dois presidenciáveis de 2026 irritou alguns aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, que ainda se coloca como candidato, embora hoje esteja inelegível.
Os elogios foram feitos pelo governador na quinta-feira (12/6) durante um evento sobre construção civil em Curitiba (PR). O evento contou com as presenças dos governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Ratinho Júnior (Paraná), ambos do PSD.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello
Geraldo Magela/Agência Senado2 de 3
No PSD, Eduardo Leite se coloca como presidenciável: “Me sinto pronto”
3 de 3
Ratinho Junior é o governador do Paraná
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O governador catarinense, em mais de um momento, chamou Eduardo Leite e Ratinho Jr. de candidatos à Presidência da República. Jorginho teceu elogios aos dois governadores, chamando-os de “inteligentes” e “comprometidos”, por exemplo.
“Aqui tem dois presidenciáveis. Tem mais, depois tem o segundo turno, vai afunilando. Não percam as esperanças, vocês dois (Ratinho e Leite). São dois meninos jovens, preparados, inteligentes, comprometidos”, disse Mello. “Eu quero dizer que aqui tem dois homens que podem ser uma grande transformação para o Brasil. Energia, competência, qualidade e bons exemplos. Nós somos bons exemplos. Eu não desmereço o pessoal lá de cima, tem muita gente boa, que vem para cá e se enquadra junto com nós”, afirmou.
Leia também
-
Presidente da CCJ quer votar perda de mandato de Zambelli até julho
-
Chefão do PSDB rebate governadora de PE sobre saída dela do partido
-
Após confusão, bolsonaristas querem novo tête-à-tête com Haddad
-
Bolsonaro e Braga Netto apostam em duas armas por “reviravolta” no STF
O governador catarinense disse que, apesar de ainda faltar mais de um ano para a eleição de 2026, a “candidatura presidencial” está na boca de muita gente. Ele afirmou ter “convicção” de que a direita ganhará o pleito no próximo ano.
“Claro que a candidatura nacional já está na boca de muita gente. E eu não tenho dúvida. Eu tenho convicção de que nós, da direita e da centro-direita, vamos ganhar a eleição no ano que vem”, completou.
Bolsonaro inelegível
Apesar de se colocar como candidato, Bolsonaro já está inelegível por decisão do TSE, após ser condenado por reunião com embaixadores em 2022 na qual criticou as urnas. Se condenado no inquérito do golpe, no STF, ele também ficará inelegível pela Lei da Ficha Limpa.
Apesar da inelegibilidade de Bolsonaro, Leite e Ratinho não são os preferidos do bolsonarismo para 2026. Os favoritos do grupo hoje são o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).