Taguatinga terá primeira usina de hidrogênio verde do DF. Saiba mais

taguatinga-tera-primeira-usina-de-hidrogenio-verde-do-df.-saiba-mais

A empresa privada do setor elétrico Neoenergia anunciou, nesta quinta-feira (12/6), o início das obras de uma das primeiras usinas de hidrogênio verde (H2V) do Brasil. A unidade, instalada em Taguatinga, funcionará como ponto de abastecimento para veículos.

Clique aqui e saiba mais sobre o abastecimento com hidrogênio verde

A inauguração está prevista para outubro, próximo à data da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá no Brasil.

Veja imagens do projeto:

Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto integra o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI), que recebeu investimento superior a R$ 30 milhões.

A proposta brasileira se inspira e tem estrutura baseada em um modelo de Barcelona, na Espanha, coordenado por empresas vinculadas à Neoenergia. No entanto, a unidade de Taguatinga se diferencia por oferecer abastecimento para uma gama maior de veículos, como ônibus, caminhões, motocicletas e automóveis de passeio.

Leia também

O local, abastecido por uma usina fotovoltaica, terá o objetivo de atingir segmentos que dependem, principalmente, de combustíveis fósseis, como o setor automotivo.

Desde a data de inauguração até a escolha do local para a construção resultaram de decisões estratégicas, segundo a Neoenergia. Taguatinga, a quarta região administrativa mais populosa do Distrito Federal, é um “importante polo econômico e político”.

Além de ser estruturalmente viável para a construção da usina, tem movimentação intensa e, por isso, precisa de estruturação da mobilidade pública e particular.

“Nosso compromisso é impulsionar a eletrificação por meio de investimentos em tecnologias inovadoras. O Brasil tem vantagens competitivas, como abundância de energia renovável a custos acessíveis, o que o posiciona como líder natural na transição energética”, afirma Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.