Médico de lipo que matou empresária havia sido expulso da Sociedade de Cirurgia Plástica

medico-de-lipo-que-matou-empresaria-havia-sido-expulso-da-sociedade-de-cirurgia-plastica

A SBCP informou que a expulsão do médico ocorreu em 2021, após uma sindicância interna que identificou violações ao regimento da entidade

Médico de lipo que matou empresária havia sido expulso da Sociedade de Cirurgia Plástica

Natália Cavanellas (Reprodução: Instagram)

          O médico Edgar Alberto Lopez Campos, responsável pela cirurgia plástica que levou à morte da empresária Natália Cavanellas, já havia sido expulso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). O profissional está fora do quadro de associados da entidade médica desde 2021.

          De acordo com a SBCP, o desligamento do médico ocorreu após uma sindicância interna. A expulsão foi aprovada por unanimidade em reunião do conselho deliberativo realizada em maio de 2021. A decisão ocorreu devido a infrações de regimento interno da entidade, mas não deram detalhes sobre o motivo da expulsão. As informações são do G1.

          Leia Também

          O médico também responde a processos no Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) desde 2021, incluindo pedidos de interdição cautelar. Em maio daquele ano, foi determinada a interdição parcial, proibindo-o de publicar conteúdos médicos nas redes sociais.

          Em julho, o Cremesp ampliou a medida para interdição cautelar total do exercício profissional, por seis meses. No entanto, em setembro de 2021, atendendo a uma decisão judicial da 5ª Vara Cível Federal de São Paulo, a interdição total foi revertida para a parcial, mantendo a proibição de novas publicações relacionadas à sua atividade médica até o término do processo ético-profissional. Em maio de 2022, o Cremesp autorizou o retorno do médico ao exercício profissional, encerrando a interdição.

          A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica destacou em comunicado que “eventos adversos relacionados a procedimentos cirúrgicos são amplamente estudados e seguem normas estabelecidas pelos protocolos de segurança do paciente da Anvisa, os quais esta Sociedade promove e divulga regularmente a todos os seus associados.”

          Polícia investiga morte de empresária

          Por meio de uma nota, a equipe de Lopez Campos afirmou que a lipoaspiração foi realizada em local adequado e seguiu todos os protocolos de segurança. A cirurgia ocorreu no Hospital San Gennaro, localizado na Mooca, zona leste de São Paulo. O caso está sendo investigado pelo 42º Distrito Policial (Parque São Lucas), onde foi registrado como morte suspeita.

          Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a irmã da empresária prestou depoimento na delegacia e relatou que a vítima sofreu uma parada cardiorrespiratória durante o procedimento. “Ela recebeu os primeiros socorros, mas não resistiu”, informou o órgão.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.