MPSP vai investigar invasão do Itaú no protesto pela taxação BBB

mpsp-vai-investigar-invasao-do-itau-no-protesto-pela-taxacao-bbb

Reprodução/Redes sociais

Imagem colorida mostra manifestantes invadindo sete do banco Itaú na Faria Lima - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra manifestantes invadindo sete do banco Itaú na Faria Lima – Metrópoles – Foto: Reprodução/Redes sociais

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) instaurou, nesta terça-feira (15/7), um procedimento investigatório criminal sobre a invasão de manifestantes à sede do banco Itaú na Avenida Faria Lima, zona oeste de São Paulo, ocorrida no início deste mês.

Segundo o MPSP, a investigação foca na possível prática do crime de invasão de estabelecimento comercial para impedir ou dificultar o trabalho, conforme o artigo 202 do Código Penal, além de tentar identificar quem financiou as operações.

5 de 8

MTST invadiu saguão do banco nesta quinta-feira (3/7)

Reprodução/MTST

6 de 8

Protesto na sede do Itaú em São Paulo

Reprodução/MTST

O promotor criminal Cassio Roberto Conserino determinou que sejam colhidas imagens de câmeras de segurança, depoimento de um representante do Itaú e informações do banco. Segundo o texto, ações desta natureza “beiram a ilegalidade e a inconstitucionalidade”.


O que aconteceu

  • No dia 3 de julho. manifestantes da Frente Nacional de Mobilização Povo Sem Medo invadiram, com faixas e cartazes, a sede do Itaú localizada na Avenida Faria Lima, zona oeste de São Paulo, exigindo justiça tributária e maior taxação de milionários no Imposto de Renda.
  • O grupo acusa os donos do Itaú, que compraram o edifício-sede por R$ 1,5 bilhão, de “pagarem menos imposto que a maioria esmagadora do povo que luta para pagar aluguel e comer”. Por meio de cartazes, os manifestantes estamparam mensagens em protesto: “O povo não vai pagar a conta”, “Chega de mamata” e “Taxação dos super ricos já!”.
  • Imagens registradas nas redes sociais mostram o momento do protesto. Em vídeos, centenas de pessoas aparecem correndo e invadindo o prédio (assista abaixo).
  • Quando procurado pelo Metrópoles, o Itaú disse que não vai comentar o assunto. O espaço segue aberto para novas manifestações.

“Ricos versus pobres”

O protesto esteve em sintonia com o momento de tensão vivido entre o presidente Lula e o Congresso Nacional nas últimas semanas. Governistas têm inundado as redes sociais com o discurso “ricos versus pobres”, em que os ricos seriam os poderosos do mercado empresarial e financeiro.

Leia também

O discurso estimulado pelo Palácio do Planalto é de defesa da “taxação BBB”, em referência a “bilionários, bets e bancos”, grupo conhecido por forte lobby com o centrão e a direita no Legislativo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

São Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?