O secretário estadual de Educação, Aberson Carvalho, se manifestou nesta sexta-feira (11) sobre o motivo do adiamento da divulgação dos resultados do concurso público da Educação do Acre. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele explicou que uma decisão judicial motivou a mudança no cronograma do certame.
Segundo Aberson, a alteração se deve ao cancelamento da questão 18, que estava presente em sete provas aplicadas no concurso. A determinação judicial exigiu que fosse feita uma recorreção das avaliações dos candidatos afetados, o que impacta diretamente na reclassificação dos participantes.
O secretário esclareceu acerca da mudança no cronograma do concurso/ Foto: Reprodução
“Respeitando a decisão judicial, estamos promovendo a recorreção dessas provas para fazer o novo reenquadramento classificatório. Isso inclui a reavaliação de videoaulas enviadas pelos candidatos”, afirmou o secretário.
O Instituto Nosso Rumo, responsável pela organização do concurso, apresentou um novo cronograma com as datas atualizadas. Aberson destacou que, apesar da ansiedade dos candidatos, é preciso seguir o que determinam as normas legais.
“Sabemos que muitos estão com sonhos depositados neste concurso, mas temos que respeitar as decisões judiciais. Caso alguém se sinta prejudicado, existem prazos recursais na esfera administrativa e judicial”, ressaltou.
O secretário também lembrou que a convocação dos aprovados está prevista apenas para janeiro de 2026, o que dá tempo suficiente para realizar os ajustes necessários.
VEJA TAMBÉM: Governo retifica gabaritos do concurso da Educação; veja como conferir
O concurso da Educação é o maior já realizado pelo governo do Acre, com mais de 52 mil inscritos e oferta de 3 mil vagas para diversos cargos da rede estadual de ensino.
Novo cronograma
-
28 de julho de 2025, às 15h:
• Publicação do resultado provisório das provas objetivas, discursiva (quando houver), avaliação de títulos (quando houver) e prova prática (quando houver).
• Divulgação das respostas aos recursos contra o gabarito provisório e aplicação das provas. -
29 de julho de 2025, às 8h, até 30 de julho, às 21h59:
• Prazo recursal contra os resultados provisórios e a classificação preliminar. -
-
2 de setembro de 2025, às 15h:
• Divulgação das respostas aos recursos interpostos contra os resultados provisórios.
• Publicação do resultado definitivo das provas.
• Publicação do edital de convocação para a Perícia Médica dos candidatos com deficiência.
-
8 a 14 de setembro de 2025:
• Período de aplicação da Perícia Médica. -
15 de setembro, às 8h, até 16 de setembro, às 21h59:
• Prazo recursal contra a aplicação da Perícia Médica. -
24 de setembro de 2025, às 15h:
• Publicação do resultado provisório da Perícia Médica. -
25 de setembro, às 8h, até 26 de setembro, às 21h59:
• Prazo recursal contra o resultado provisório da Perícia Médica. -
8 de outubro de 2025, às 15h:
• Divulgação das respostas aos recursos contra a perícia.
• Publicação do edital final.
A comissão organizadora informa que os casos omissos serão resolvidos de forma conjunta entre a SEAD, SEE e o Instituto Nosso Rumo, organizador responsável pela condução do concurso público.
VEJA NA ÍNTEGRA
-
