Bocalom decreta emergência por conta da seca extrema em Rio Branco

Na cerimônia, o prefeito alertou para os riscos das queimadas urbanas e pediu a colaboração da população

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, assinou o Decreto de Situação de Emergência na manhã desta quarta-feira (6), em seu gabinete, na sede da Prefeitura. A medida ocorre em resposta à forte seca e estiagem que vêm afetando o município ao longo de 2025.

Assinatura aconteceu nesta quarta-feira (6)/Foto: ContilNet

Com o decreto, a gestão municipal busca viabilizar ações emergenciais e ampliar o acesso a recursos para minimizar os impactos da crise climática sobre a população, especialmente nas áreas de saúde, abastecimento e transporte. A seca prolongada tem comprometido o fornecimento de água, a qualidade do ar e a rotina de diversos serviços públicos.

Durante o anúncio da medida, Bocalom afirmou que o decreto tem caráter preventivo e visa garantir os instrumentos necessários para agir com rapidez diante do agravamento da situação.

“O decreto que a gente está assinando neste momento é exatamente para a gente se precaver, porque temos certeza de que o problema da seca já iniciou e pode se prolongar, inclusive piorar muito mais”, declarou o prefeito.

Ele ressaltou que, com o reconhecimento oficial da emergência, será possível fazer requisições e mobilizar recursos para atender a população com mais agilidade.

“Esse é o caminho do decreto. Ele vem, mais uma vez — não é a primeira vez na nossa gestão — como decreto de emergência, só que desta vez pela seca que nós temos”, completou.

Apesar de destacar que a umidade e a qualidade do ar ainda estão em níveis aceitáveis, o prefeito alertou para os riscos das queimadas urbanas e pediu a colaboração da população.

“A população está ajudando a não queimar na cidade e eu quero aproveitar aqui e pedir que todos não botem fogo em lixo, não fumeguem o quintal. Guardem num canto aí que a Prefeitura vai passar com os caminhões, na hora certa, tudo programado”, reforçou.

PUBLICIDADE