O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está apresentando na Expoacre 2025 um novo hub de inovação e tecnologia voltado para impulsionar a modernização do setor industrial no Acre.
O espaço busca conectar empresas locais a soluções tecnológicas, startups e outras indústrias, por meio de consultorias, encontros estratégicos e demonstrações práticas de processos modernos.

João Lucas Lima, consultor de tecnologia do Senai, destaca as soluções da Indústria 4.0 no novo hub de inovação apresentado na Expoacre 2025/Foto: ContilNet
Segundo o consultor de tecnologia do Senai, João Lucas Lima, o hub foi estruturado para oferecer um ambiente dinâmico, com recursos como auditório modular, estúdio de podcast e atendimento especializado.
“Estamos trazendo um espaço bem inovador. O auditório modular permite que as indústrias se reúnam, interajam e se conectem. Também temos um estúdio de podcast para que as empresas possam divulgar seus produtos e contar suas histórias”, explicou.
Um dos destaques do espaço é a planta da Indústria 4.0, que simula o ciclo completo de produção, da concepção à expedição de um produto. A demonstração inclui um braço robótico em operação, o que despertou interesse dos empresários que visitaram o local.
“Eles ficaram extremamente interessados. A planta simula todo o processo produtivo, e isso ajuda os empresários a visualizarem o futuro da própria indústria”, disse João Lucas.
O consultor destacou que o projeto tem recebido boa receptividade. “As empresas estão se empolgando, estão indo atrás, buscando a transformação digital. Estamos focando cada vez mais em trazer soluções voltadas à Indústria 4.0, e vemos que os empresários acrianos estão percebendo a necessidade de evoluir tecnologicamente.”
Além do Acre, o Senai aproveita sua capilaridade nacional para criar redes de colaboração.
“O nosso objetivo é conectar a indústria local com startups e com outras indústrias em diferentes regiões do país”, afirmou.
Assista o vídeo:
