Sem chuvas, Rio Acre atinge 1,34 metro na capital neste domingo e se aproxima da menor cota da história

Manancial pode bater menor nível já registrado nos próximos dias

O Rio Acre, em Rio Branco, apresentou nova redução no volume de água e atingiu 1,34 metro na manhã deste domingo (10), após baixar 6 centímetros nas últimas 24 horas. O índice, divulgado no boletim da Defesa Civil municipal, coloca o manancial próximo de registrar a menor cota de sua história. No sábado, no mesmo horário, o nível estava em 1,40 metro. Até o momento, não houve registro de chuvas na região.

Sem chuvas, Rio Acre atinge 1,34 metro na capital neste domingo e se aproxima da menor cota da história. Foto: Reprodução

Na última quarta-feira (6), o prefeito Tião Bocalom decretou situação de emergência devido à estiagem. A medida, segundo o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, permite agilizar pedidos de apoio e execução de ações de resposta à crise hídrica.

Falcão alerta que agosto já é considerado um mês crítico para o rio, mas que o cenário pode se agravar. “Infelizmente, a probabilidade é que a situação em setembro e outubro se agrave ainda mais”, comentou em entrevista.

Em 2024, o Rio Acre atingiu níveis historicamente baixos, com medições que chegaram a 1,23 metro, o menor registro em mais de meio século na capital. Diariamente a Defesa Civil Municipal acompanha e detalha a situação em que o manancial se encontra.

PUBLICIDADE